quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Volta ao mundo



Volta ao mundo sem sair de casa
Hoje veio-me à memória uma coisa engraçada
Para o que me havia de dar nesta caminhada
Vou explanar o tema, a ideia é o pensamento
Tão simples quanto isto, não é barulhento
Mas num instante me coloco noutra estrada
Julgo que esta ideia não é nada errada

Da minha janela vejo um céu plúmbeo, frio
Astro triste, ao longe troa o trovão oco e vazio
Assim divagando, sonhando e com inspiração
Irei fazer a viagem sem carro, barco ou avião
Percorrerei o mundo de fio a pavio
Contemplarei  o monte, o vale, a planície, o prado e o rio

Escolho o que mais agrada ao meu coração
Dou asas às minhas fantasias como verão
Não há perigo de acidentes, filas ou colisões
Gastos com combustíveis, ou outras preocupações
Limpa que é esta viagem, não tem poluição
E não é necessário andar com o volante na mão
Começo a minha viagem no lugar onde nasci
Naquela Praça tão bela onde brinquei e corri
Com sua "Domus Municipalis," Pelourinho e Igreja
A Misericórdia como vizinha para que toda a gente a veja.
Eis-me no Parque da cidade, outro assim ainda não vi
Podem crer, venham também saborear e ver isto aqui
Senhora da Conceição, Senhora bela e formosa
Padroeira nossa, tem seu solar na linda Vila Viçosa
Vila do Terreiro do Paço e do Palácio Ducal
Monumentos como estes ainda não vi em Portugal
Terra de Florbela Espanca, poetisa famosa
São Bartolomeu, Agostinhos e gente bondosa
Brrom...estou no Rossio, no alto o castelo roqueiro
Foi da mourama, conquistado por Afonso o primeiro
Num morro mais perto, outras ruínas, o que serão!
Pertenceram a um convento, lá viveu um bom beirão
Foi Condestável de Portugal, grande santo e guerreiro
Libertador, distribuíste e deste todo o teu dinheiro.

"Continua"
Zé da Villa

Nenhum comentário: