tag:blogger.com,1999:blog-6613595006425476605.post8989970163530017570..comments2024-03-26T03:53:57.578-07:00Comments on Dos Enxidros (Série II): Roteiro da FéJosé Teodoro Pratahttp://www.blogger.com/profile/15555744299351841818noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-6613595006425476605.post-45006078954038021572015-04-01T10:52:19.390-07:002015-04-01T10:52:19.390-07:00Ao José Teodoro Prata um muito obrigado pelo excel...Ao José Teodoro Prata um muito obrigado pelo excelente resumo (e chamar-lhe resumo já é diminuir o seu trabalho). Quanto ao não referir a capela de Santiago, certamente aconteceu por estar a descrever exclusivamente os locais religiosos da Vila. Aliás, ao José Teodoro Prata não se pode apontar o não falar nas aldeias que pertencem à actual freguesia, pois (por ele) nunca são esquecidas. Fica aqui a ideia: (tentar) falar também da história das capelas das restantes anexas.<br />Um pormenor ao Ernesto Hipólito: a capela NÃO é da Partida. Tal como referem as Memórias Paroquiais "é fabricada pelos moradores dos montes Pereiros, Partida, Mourelo e Violeiro, por ficar o cabeço no meio dos referidos montes". Daquilo que sei os Pereiros deixaram de participar activamente, ficando o Vale de Figueira no seu lugar, se assim se pode dizer. De qualquer forma, a Partida é de facto a aldeia mais perto, mas como se pode constatar, a capela não fica nela. Aliás existem algumas histórias sobre as tentativas dos da Partida ficarem com a imagem do Santiago para eles, contando-se que "a dada altura, o São Tiago foi levado para uma capela na aldeia da Partida, mas depressa a figura do santo desapareceu, tendo sido vista a voltar sozinha para o cabeço, para conseguir voltar a ver os irmãos". Felizmente (daquilo que sei), esses arrufos entre as diferentes estão mais dissipados (ou não)...<br />E fico por aqui, que também já escrevi muito.<br />PS: A questão da posição dos altares é muito curiosa. A igreja Matriz de Almaceda por exemplo estará virada para Oeste, parece-me. Qual a justificação para as igrejas passarem a estar com o altar virado para o poente?<br />HMAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6613595006425476605.post-45016755899858583192015-03-27T17:55:01.335-07:002015-03-27T17:55:01.335-07:00Zé Barroso.
Há uma quinzena de anos, não mais, um ...Zé Barroso.<br />Há uma quinzena de anos, não mais, um senhor de nome Manuel Marques Ricardo, irmão do meu cunhado Joaquim, reconstruiu uma pequena casa que herdou dos pais juntamente com uma pequena propriedade que envolve a dita casa e que se chama Santa Bárbara. No lado poente da casa erigiu um altar que tem uma vitrine e dentro desta está uma imagem de Santa Bárbara. Todos os anos depois da Páscoa se faz uma pequena festa seguida de uma merenda. Já lá fui várias vezes e o caminho chega até à casa.<br />A Norte estão alguns vestígios da capela que agora está no Casal da Fraga. Daí vem o nome que foi dado aquela zona: Santa Bárbara.<br />O ZT já escusa de te explicar esta.<br /><br />Agora foi o Santiago que mandou fazer a capela na Partida pra ver os irmãos!!!. Valha-me São Pascoal Bailão!.<br /><br />E.H.Ernesto Hipólitonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6613595006425476605.post-2715205465268693642015-03-27T16:01:26.101-07:002015-03-27T16:01:26.101-07:00Entre muitas outras informações acerca da história...Entre muitas outras informações acerca da história dos vários lugares religiosos da nossa terra, ficámos a saber a resposta para o facto de as ladainhas não serem acompanhadas por padres: terá sido o cónego Manuel Dias a proibi-lo em 1592. <br />Não sei se esta descrição quis referir exclusivamente os locais religiosos da Vila. Se não foi o caso, falta por exemplo a capela do Santiago. Está no cimo de um cabeço, entre a Partida, o Mourelo e o Violeiro. Diz a lenda que foi construída naquele local a pedido do próprio Santiago porque de lá podia avistar as capelas dos seus irmãos S. Brás, no Barbaído, e Santa Cruz, no Sobral. <br />Acho que por estes dias o Santo deve andar muito triste porque os eucaliptos que plantaram à roda da capela cresceram tanto, que cortaram a vista deslumbrante de antigamente. <br />A romaria de Santiago é no primeiro de maio e é partilhada pela Partida, Violeiro, Vale da Figueira e Mourelo. As pessoas têm uma grande devoção no Santo. Dizem que quem puser o chapéu dele na cabeça, fica resguardado de todos os males, incluindo o mau olhado.<br /><br />M. L. Ferreira<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6613595006425476605.post-76116686918317823152015-03-27T14:00:54.064-07:002015-03-27T14:00:54.064-07:00Além de isto já ser um manancial de aprendizagem (...Além de isto já ser um manancial de aprendizagem (ou não estivéssemos nós perante um especialista da História!), estava aqui a pensar (talvez interpretando o pensamento de muitos): tudo nunca é demais! <br />Há aqui muitas coisas, factos! Que eu desconhecia! <br />São os pequenos pormenores dos textos publicados neste blogue que me prendem à narrativa! Devo dizer que também sou um apaixonado pela disciplina da História, embora tivesse passado muito mais ao lado dela do que gostaria! <br />A propósito deste artigo, não deixo de referir algumas interrogações e curiosidades: <br />1 - Por que razão terão sido edificadas capelas em todas as entradas da Vila, cada uma devotada a seu santo? <br />2 - Haveria a intenção de obstar a que a povoação fosse molestada pelos mais variados males, como acontecia, em particular, com as pestilências (vg, varíola, vulgo bexigas), para evitar as quais se invocava S. Sebastião? <br />3 - Existe ainda (creio eu) uma capela de Santa Bárbara, no domínio do Sobral do Campo, justamente, para lá do Valouro (limite das duas freguesias). Nunca lá fui, mas há um caminho junto à ponte do Sobral (do lado de S. Vicente) que deve ir dar a essa ermida. É o que imagino, porque vejo muitas vezes os cartazes a anunciar as festas respectivas. Então como foi? Vieram as pedras para o Casal da Fraga e eles (Sobral) edificaram outra capela não muito longe do local da que lá exisitia?<br />4 - Além das capelas referidas no texto, havia a de S. Domingos no Cimo de Vila, cerca da posição nordeste, hoje desaparecida. O terreno onde estava edificada é ainda (julgo) da Junta de Freguesia ou da Ordem Terceira? <br />5 - Havia também a capela de Santo André (a poente) (é o que dizem), logo a seguir à ponte da ribeira que vai para a Devesa. Lembro-me de ter bebido água, muitas vezes, quando ia jogar futebol, numa fonte com o nome do mesmo santo. Era apenas uma pequena bica que também desapareceu. Por que será que também esta capela foi demolida? <br />6 - Quanto à questão da decadência (digamos assim) de S. Vicente como orago da Vila (para além do concílio de Trento), não terá sido também o facto de o rei D. João IV ter consagrado Portugal a Nossa Senhora, em 1640, o que levou muitas paróquias a adoptar o nome da Mãe de Jesus Cristo (dos muitos que Ela toma, como é de tradição)? <br />Veja-se que, ainda há pouco tempo, quando o actual Governo resolveu acabar com 4 feriados nacionais, sendo 2 religiosos, a Igreja Católica Portuguesa propôs ao Vaticano (o que foi aceite) que se optasse pelo Dia de Todos os Santos e pelo Dia do Corpo de Deus. Assim foram mantidos o Dia da Senhora da Conceição e o Dia da Senhora da Assunção. E o que mais espanta é que tanto o Dia de Todos os Santos, como o Dia de Corpo de Deus são dos mais importantes para a Igreja Católica em geral. Mas, pelos vistos, não para Portugal, que preferiu perdê-los, tendo em vista o culto a Nossa Senhora no nosso país. É claro que aqueles 2 dias continuam a ser celebrados. Apenas deixaram de ser feriados de calendário! <br />7 - Finalmente, diz o texto que o convento das franciscanas de S. Vicente da Beira foi extinto em 1835. Seria o estertor, porque, como se sabe, em 1834, o Joaquim A. Aguiar, ministro do reino, (conhecido como mata frades) já lhe teria dado o golpe de misericórdia. <br />Ainda tive nas mãs um livro desse convento (uma espécie de livro de contabilidade), manuscrito. Acho que era do séc. IXX (mas não sei o ano). Estava em casa do Hipólito Raposo e teria ido para o lixo. Agora não sei se está no GEGA. Pelas contas que então fizemos, pareceu-nos que ainda haveria 4 freiras no convento à data desse livro. Pois, ali se dizia que foram distribuído 2 (centavos?) a cada freira e o total dava 8 (centavos?). Portanto, como diria o outro, é só fazer as contas.<br />Outra coisa: quando é que será possível fazer um estudo da povoação (ou do local) que hoje é S. Vicente da Beira, antes do foral de 1195 ?! <br />Para um comentário, já escrevi demais. Ó ZT não te ponhas a responder ou isto vai dar pano para mangas! Só se for muito telegraficamente, senão nunca mais é sábado... <br />Abraços. <br />ZBAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6613595006425476605.post-2849132917274774592015-03-27T12:41:34.714-07:002015-03-27T12:41:34.714-07:00Foi bom teres feito este roteiro Zé Teodoro, assim...Foi bom teres feito este roteiro Zé Teodoro, assim temos mais um documento que nos vai ajudar a nós e a quem visite S. Vicente.<br />Lamento as notícias não serem as melhores mas nas minhas pesquisas também não encontrei nenhum santo que fosse natural da nossa terra. No entanto, se falares com o Zé Barroso, pode ser que ele arranje alguma coisa !. Santo Ernesto de Meca. Mártir. Só podia ser!.<br />Já rezei três vezes a oração que a Libânia me impingiu e ainda não vi nenhum progresso, mas gostei de reler a de Santa Bárbara.<br />Um dia destes vou dedicar-me a escrever sobre as ladainhas. Nota-se muito que a Libânia não andou no seminário.<br /><br />E.H. Ernesto Hipólitonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6613595006425476605.post-88465396489771694392015-03-26T16:04:07.536-07:002015-03-26T16:04:07.536-07:00José Teodoro corrige a data do foral tens 1995 e é...José Teodoro corrige a data do foral tens 1995 e é 1195.<br /><br />João PaulinoJoão Paulinonoreply@blogger.com