sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O Mel e a Cera

Já se encontra publicado, on line, o artido sobre os muros-apiários da região de Castelo Branco. O capítulo 2. desse trabalho é o meu contributo para o estudo da produção do mel e da utilização da cera, ao longo dos séculos, nesta região. Tem abundante informação sobre o antigo concelho de S. Vicente da Beira.
Recebi a seguinte nota informativa, que reproduzo, para um melhor esclarecimento:


A Associação de Estudos do Alto Tejo comunica que o n.º 3 da revista AÇAFA On Line, correspondente ao ano de 2010, já está disponível na sua página em:
www.altotejo.org
Diferentemente das duas edições anteriores, este número ficará em construção até final do corrente ano e é dedicado ao tema "Muros-apiários. Um património comum no Sudoeste Europeu".
Os muros-apiários são construções, em pedra ou taipa, formando cercados, e ocorrem em várias regiões da Europa e do Mediterrâneo. Têm como função proteger os colmeais contra diversos tipos de agressões, entre as quais se perfilam alguns mamíferos, com destaque para os ursos.
Este processo de proteger os apiários, cercando-os com altos muros, não é único, existindo outros tipos de construções com idêntico propósito, mas será talvez um dos mais representativos à escala europeia, desde a Península Ibérica até às Ilhas Gregas.
Em Setembro de 2010, a Associação de Estudos do Alto Tejo, o Parque Arqueológico do Vale do Côa e a Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa organizaram um colóquio sobre o tema, no quadro das Jornadas Europeias do Património. Os nove textos que abrem este número, a seguir indicados, corporizam as actas daquele Colóquio.
Em caso de dificuldade de acesso aos textos a partir da nossa página, recomendamos a descarga para o computador pessoal e a abertura dos PDF a partir daí.

LES ENCLOS À ABEILLES, Gaby Roussel.

LES APIERS DE LA HAUTE VALLÉE DE LA ROYA, Luigi Nino Masetti.

LOS COLMENARES TRADICIONALES DEL NOROESTE DE ESPAÑA, Ernesto Díaz y Otero y Francisco Javier Naves Cienfuegos.

MUROS APIÁRIOS NA GALIZA INTERIOR: OS ALVARES DO CAUREL, Lois Ladra e Xúlia Vidal.

MUROS-APIÁRIOS DAS SERRAS DO ALVÃO E MARÃO: CONTRIBUIÇÃO PARA O SEU ESTUDO E PRESERVAÇÃO, António Pereira Dinis e A. Mário Dinis.

OS MUROS-APIÁRIOS DO PARQUE ARQUEOLÓGICO DO VALE DO CÔA, Dalila Correia.

OS MUROS-APIÁRIOS DA REGIÃO DE CASTELO BRANCO E ZONA ENVOLVENTE, Francisco Henriques, João Carlos Caninas, Mário Lobato Chambino, José Teodoro Prata e José Joaquim Gardete.

OS MUROS APIÁRIOS DO PARQUE NATURAL DA SERRA DE SÃO MAMEDE E SÍTIO DE SÃO MAMEDE, Joana Salomé Camejo Rodrigues e João Carlos Neves.

PRESENÇA HISTÓRICA DO URSO EM PORTUGAL E TESTEMUNHOS DA SUA RELAÇÃO COM AS COMUNIDADES RURAIS, Francisco Álvares e José Domingues.


Foto de grupo, com parte dos intervenientes no colóquio de Foz Côa junto a um muro-apiário do Vale do Côa.

Nota: Aceder ao AÇAFA on line, através do site www.altotejo.org. Depois seleccionar o site Associação de Estudos do Alto Tejo. Uma vez lá, procurar, à direita, o AÇAFA n.º 3. Clicar e depois escolher e clicar de novo.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Usurpação 1

A Canada dos Carqueijais

O início da canada dos Carqueijais, junto ao portão da Quinta Nova (dos Viscondes da Borrolha, descendentes de Francisco Cladeira, a quem a canada foi concedida, pelo rei D. José).


Parede que cortou transversalmente a canada. Metros mais acima, a canada também está cortada, mas por vedação de arame.


A canada, a meio da encosta, a chegar ao antigo caminho para o Cabeço do Pisco. Aqui, o dono dos Carqueijais respeitou a canada, colocando a vedação no limite da sua propriedade. Notam-se os vestígios das paredes que ladeavam a canada, de um lado e do outro.

Pode dizer-se que é um caminho velho, inútil nos tempos de hoje, cheio de mato. Mas é público, do Estado, e sobretudo, para nós, um museu vivo de como foram os tempos passados. Alguns gastam milhões a construir museus, nós temos este e muitos mais (por enquanto), gratuitos, a céu aberto, na Natureza.
De facto, já não há gados para utilizar esta canada. Mas podemos dar-nos ao luxo de prescindir dela, num presente e num futuro tão virado para o património histórico e paisagístico?
Os anos 60 e 70 foram de destruição de tudo o que lembrava os tempos difíceis do passado. Queríamos construir um mundo todo novo. Mas já percebemos que cometemos muitos erros. Dantes, não sabíamos, agora, já sabemos. Não há desculpa!

domingo, 31 de outubro de 2010

Curiosidade Demográfica

Dando seguimento à informação demográfica de 4 de Setembro deste ano ("População da Freguesia"), hoje informo sobre a população de todos os lugares da freguesia, em 1911:

São Vicente da Beira: fogos-256; pessoas-1002
Casal da Fraga: fogos-25; pessoas-124
Casal dos Ramos: fogos-6; pessoas-29
Casal da Serra: fogos-86; pessoas-407
Mourelo: fogos-56; pessoas-212
Paradanta: fogos-28; pessoas-135
Partida: fogos-97; pessoas-434
Pereiros: fogos-50; pessoas-234
Rabaçal: fogos-4; pessoas-22
Tripeiro: fogos-47; pessoas-197
Vale da Carça: fogos-3; pessoas-12
Vale de Figueiras: fogos-25; pessoas-108
Violeiro: fogos-40; pessoas-200
População dispersa: fogos-21; pessoas-128
Total da Freguesia: fogos-744; pessoas-3.244


Era assim a nossa freguesia, pouco depois da implantação da República.

Fonte:
Censo da População de Portugal no 1.º de Dezembro de 1911, Parte VI - Censo das Povoações, Imprensa Nacional, Lisboa, 1917.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Santa Casa da Misericórdia

Nestes dias, tenho andado pelo arquivo da Santa Casa da Misericórdia de São Vicente da Beira.
Durante horas, fico imóvel, a anotar dados dos livros de registo dos doentes internados, em 1917-1920. Mas não estou sozinho. Das paredes, olham-me atentos os guardiães da Santa Casa: fundador, médicos, provedores, benfeitores?
Há um sacerdote, dois bigodes monumentais e uma senhora. Um, de cara e óculos redondos, parece-me o professor Couto. Outro, esguio e de olhar vivo, recorda-me o Dr.º Alves da minha infância.
Ali estão todos, na sua rigidez de retrato, mas atentos ao que faço. Nem ouso questionar se os dados que recolho foram registados sem enganos e por isso me darão uma informação correta do movimento de doentes, no tempo da pneumónica, quando os homens não largavam a cama, deitados com a espanhola.
As assinaturas nos termos de abertura e fecho, os nomes dos membros da Mesa nos livros de actas de tantos anos, sinais de um tempo passado, felizmente também presente, em que homens e mulheres tomaram em mãos a tarefa de fazer e manter um hospital, como agora uma creche e um lar de idosos.
Noutros livros, donativos em géneros e pagamentos das cotas dos irmãos. Agora percebo melhor o ritual quase sagrado com que o meu pai ia pagar a cota de irmão da Misericórdia, todos os anos, no dia do Santo Cristo. O passa-bem à chegada, dois dedos de conversa e o cumprimento do dever, descarregado nos livros que agora folheio.
No corredor e nas salas de estar, encontro-me com os idosos, quase todos desconhecidos, mas alguns do meu convívio de décadas. As empregadas não param na azáfama de fazer, limpar, ajudar. O provedor entra para despacho e vai à vida, que o ganha-pão é noutro sítio.
Sinto orgulho da minha comunidade, por, no passado e no presente, querer e saber, de forma graciosa e desinteressada, erguer esta obra para o bem de todos.
BEM-HAJAM.


A foto é de cerca de 1980-1990, após a reconversão do hospital em lar de idosos, mas antes das obras na via pública, em que se colocou o cruzeiro num espaço ajardinado, onde fora o tronco do ferrador. Ficou-me do livro do P.e Branco e é propriedade do homenageado.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Robles Monteiro - Raízes

Os pais de Robles Monteiro casaram, em São Vicente da Beira, no dia 30 de Setembro de 1872.
Ele, Felisberto Coelho Falcão Telles Jordão Monteiro, de 21 anos, solteiro, secretário da Administração do Concelho, morador em São Vicente da Beira, mas natural de São Pedro de Vila Real, era filho de Manuel Joaquim Duarte Monteiro, natural do Telhado, concelho do Fundão, e de Donna Joaquina Amelia de Oliveira Telles Jordão, natural da Guarda.
Ela, Marianna Augusta Ribeiro Robles, de 26 anos, solteira, natural de São Vicente da Beira e aqui moradora, era filha natural(mãe solteira e pai incógnito) de Maria Paulina.
As testemunhas (actuais padrinhos) foram o Excelentíssimo Thomás de Aquino Coutinho Barriga(o visconde de Tinalhas), casado, proprietário, morador em Tinalhas e, possivelmente, Presidente da Câmara Municipal de São Vicente da Beira, cargo que exerceu durante anos, e o Ilustríssimo Joaõ dos Santos Vás Rapozo, casado, proprietário, morador em São Vicente da Beira e, possivelmente, Administrador do Concelho, cargo que desempenhou durante anos.
Fez o registo o Vigário Domingos de Mattos.
(Ler em baixo, no original. Clicar nas imagens, para ver melhor.)



Tiveram um menino, 16 anos depois, já a mãe contava 42 anos, a quem puseram o nome de Felisberto, como o pai. Em adulto, viria a chamar-se Felisberto Manuel Teles Jordão Robles Monteiro.
Nasceu às dez horas da noite do dia 9 de Setembro de 1888 e foi batizado, no dia 29 do mesmo mês.
Foram padrinhos o Excelentíssimo Doutor Antonio Duarte da Fonseca Fabião, casado, proprietário, e sua mulher, a Excelentíssima Donna Maria Amalia Cunha Freire Pignatelly, proprietária, moradores em São Vicente da Beira.
O batismo e respetivo registo foram feitos pelo mesmo Vigário Domingos de Matos.
(Ler em baixo, no original. Clicar nas imagens, para ver melhor.)



Nota:
De toda esta informação, fica-nos uma incógnita: De quem é que a mãe de Robles Monteiro herdou os apelidos Ribeiro Robles, se não se lhe conhecia o pai e a sua mãe só se chamava Maria Paulina? É que, sendo já adulta, devia ser referida pelos apelidos e não o ser significa que não os tinha, tendo sido possivelmente exposta, na altura do nascimento. Mas é apenas uma hipótese. Na época, em São Vicente da Beira, havia pessoas com os apelidos Ribeiro e Robles.

sábado, 23 de outubro de 2010

Robles Monteiro


Felisberto Manuel Teles Jordão Robles Monteiro nasceu, em São Vicente da Beira, no dia 9 de Setembro de 1888, e faleceu, em Lisboa, a 28 de Novembro de 1958.
Estudou no Seminário da Guarda e depois, como voluntário, no Curso Superior de Letras, em Lisboa.
Robles Monteirop casou com Amélia Schmidt Lafourcade Rey Colaço (1898-1990), em Dezembro de 1920.


Foto do casamento de Robles Monteiro e Amélia Rey Colaço
(do blogue: http://diasquevoam.blogspot.com/2010_04_01_archive.html)


Em 1983, José Miguel Teodoro entrevistou Amélia Rey Colaço, que falou do marido nestes termos:
«Devo dizer que ele foi um companheiro admirável. Até gosto muito que me dêem esta oportunidade de poder dizer aquilo que já tenho dito em várias entrevistas, mas nunca me canso de o recordar: ele foi um marido, um pai e mais tarde um avô excepcional, a pensar sempre nos outros. Ele foi a grande trave da Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro.»


A Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro foi a mais duradoura companhia de teatro da Europa.


Clicando em cima da imagem, consegue-se ler o texto do folheto.

Nota:
As informações foram recolhidas do jornal VICENTINO, fundado e dirigido por José Miguel Teodoro, propriedade do Sport Club de S. Vicente da Beira.
Os dados biográficos sobre Robles Monteiro foram retirados do n.º 1, de Agosto de 1983, e a entrevista a Amélia Rey Colaço vem no n.º 2, de Outubro de 1983.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Gente Nossa

Mariana Dolores Rey Colaço Robles Monteiro faleceu, anteontem, em Lisboa, e foi hoje a sepultar. Contava 78 anos e era filha de Amélia Rey Colaço e do vicentino Robles Monteiro.


A notícia que se segue é do site do jornal PÚBLICO:

Cerca de 200 pessoas, entre elas a ministra da Cultura e Maria Barroso, ex-primeira dama e madrinha de palco de Mariana Rey Monteiro, estiveram presentes no emocionado adeus à actriz.

Ela era a voz…

O que teria sido a carreira de Mariana Rey Monteiro se não fosse "a filha de Amélia Rey Colaço"? E teria ela uma carreira teatral se não fosse a herdeira do mais famoso casal do teatro português do século XX - Rey Colaço-Robles Monteiro -, actores e empresários do D. Maria II desde 1929?

Toda a gente começa por falar da grande senhora - na vida e no teatro - que foi Mariana Rey Monteiro. Um dos primeiros a lembrá-lo foi o seu amigo e colega de muitos palcos Ruy de Carvalho, que lamentou a perda de "uma grande actriz". José Carlos Alvarez, director do Museu Nacional do Teatro, classificou-a como "uma figura notável, que deixa um rasto muito forte no teatro português".

Mas, afinal, por que se destacava Mariana Rey Monteiro? Urbano Tavares Rodrigues diz que, para além de uma grande actriz, "Mariana era uma criatura maravilhosa, delicada, gentilíssima".
Já sobre a sua dimensão artística, Fernando Midões, um histórico da crítica de teatro em Portugal (Diário de Notícias e Diário Popular), que acompanhou praticamente toda a sua carreira, diz simplesmente que Mariana Rey Monteiro "juntava intuição, inteligência e perfeição na arte de representar - não se ficava pelo texto, aprofundava o subtexto das peças".

É esta inteligência, aliada a uma grande sensibilidade, que o dramaturgo Luís Francisco Rebello, também seu amigo pessoal, faz questão de realçar na carreira desta "herdeira de um nome e tradição ilustres" que, pelo seu trabalho, se transformou numa "referência importante do teatro português que antecedeu a revolução de 1974".

"Ela tinha aquela voz única, quebrada, timbrada e com uns graves muito bonitos. Quando a ouvíamos, era a voz do Teatro Nacional", disse o actor, encenador e fundador do Teatro da Cornucópia. Luís Miguel Cintra, também fundador da companhia, é outro admirador da actriz com quem contracenou no filme de Paulo Rocha O Desejado, ou as Montanhas da Lua, de 1987: "Ela era uma referência viva da qualidade que havia na Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro."

O encenador dos Artistas Unidos regressa à questão da herança: "Deve ter sido difícil para a Mariana ser filha de uma mulher tão rara e poderosa como o foi Amélia Rey Colaço." Eugénia Vasques, recorda "aquele olhar triste, magoado, que parecia ter uma raiva escondida e que marca todo o seu trajecto como actriz", e nota também que a carreira da actriz foi feita durante grande parte do tempo na sombra da mãe. "Foi sempre o braço-direito da mãe, até ao fim, e isso vê-se nos papéis que representa", explica ao P2. "Mariana secundava a mãe e o seu génio - a palavra é tremenda, mas justa. Até à morte do pai, em 1958, Mariana serviu os pais. E depois a mãe passou a ser o centro de tudo o que ela fazia no teatro, tinha-lhe uma dedicação imensa."

Mariana Rey Monteiro comentou esta questão na entrevista que deu a Adelino Gomes, a pretexto do seu 80.º aniversário, admitindo que esse "peso familiar" fez sempre parte da sua vida. "Numas partes, ajudou. Mas tive sempre a preocupação instintiva de corresponder às exigências. Era um incentivo, uma chicotada que me fazia andar."


Do site do jornal Público: http://www.publico.pt/Cultura/mariana-rey-monteiro-ela-era-a-voz-do-teatro-nacional_1462285
(Texto adaptado e com cortes)