Estavam boas!
Uma forma original de reviver o bodo de São Sebastião. Grande Zé!
A foto abaixo é uma das muitas da coleção do Pedro Gama Inácio. Mostra a procissão de São Sebastião, em meados dos anos 60 do século passado (o miúdo à direita é o meu primo João Candeias - ora ele nasceu em 1956(?), logo teria perto de 10 anos na altura da foto).
José Teodoro Prata
Ele (o Zé Pasteleiro) bem diz muitas vezes que se não fosse ele, ninguém fazia nada cá na terra. É claro que é um exagero, mas às vezes é verdade...
ResponderExcluirPelas notícias da televisão, vamos vendo que o Bodo ainda é uma tradição secular levada a sério em vários sítios, mobilizando os locais e levando muita gente de fora, que é recebida como se fosse da terra. Grande generosidade!
A fotografia é uma relíquia. Tanta gente que nos deixou saudades!
M. L. Ferreira
Não consigo deslindar muito bem a fotografia. Mas, pelos vistos, isto já é costume! Percebe-se que o tronco é do (nosso) lado esquerdo. Embora o tronco, ele mesmo, já não pareça existir. Mas está lá o cruzeiro. Vejo um altifalante numa parede à direita, que deve ser da capela. Mas parece-me que a procissão vem da estrada entre a capela e a parede da quinta. Ora, essa economia de espaço parece-me que só foi conseguida com o Pedro Matias na Junta. Porque, antes, creio, só se passava entre a capela e a parede do João Benevides. Ou estou enganado?! Mas vocês não liguem porque isto sou eu a falar comigo mesmo! Nem as respostas a estas perguntas podem ser dadas em comentários! Não temos tempo!
ResponderExcluirHá aqui muita gente conhecida que já cá não está! Infelizmente! Com dificuldade, porque tenho dúvidas, diria que o indivíduo que vem, à frente a pegar no andor ao lado do João da Maria Estela, é o Manuel Paulino (que está em França). Quanto ao garoto à direita, ZT, penso que não é o João, mas o Tó, irmão dele, mais novo. Se assim fosse a fotografia seria de cerca do ano de 66 e eu penso que é um pouco posterior.
Abraços.
ZB
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir