sábado, 13 de fevereiro de 2010

Tradições de Carnaval

Era assim o nosso Carnaval, até aos anos 60:

Chorar o entrudo
De noite, com um funil na boca, para disfarçar a voz e se ouvir mais alto, duas ou três pessoas iam para perto da casa de alguém e choravam-lhe o entrudo, gozando com essa pessoa, a propósito de uma situação engraçada ou embaraçosa que lhe ocorrera durante o ano.

Jogar à caqueira
Os jovens sentavam-se em fila, uns atrás dos outros, e iam atirando, por cima das cabeças, um cântaro de barro de uns para os outros. Quando alguém deixava cair o cântaro, troçava-se dele, fazendo-lhe uma churra*.

Atirar paneladas
À noite ia-se a casa das pessoas e atirava-se uma panela de alumínio pelas escadas abaixo, cheia de pedras, se fosse inimigo, ou maçãs/passas/batatas, se fosse amigo. A panela fazia muito barulho ao rebolar, sobretudo se tivesse pedras, atraindo a atenção dos moradores da casa.

Comadres e compadres
Quinze dias antes do Carnaval, faziam-se as comadres: os rapazes sorteavam entre si as raparigas, a rapariga que calhasse a um rapaz era a sua comadre.
Oito dias antes do Carnaval, faziam-se os compadres: as raparigas sorteavam entre si os rapazes, o rapaz que calhasse a uma rapariga era o seu compadre.
Depois, na Páscoa, davam-se as amêndoas às comadres e aos compadres.

Culinária carnavalesca
Era costume fazer arroz doce, na altura do Carnaval.

Dançar a contradança
Os homens vestiam-se uns de mulher e outros de homem e dançavam a contradança* com paus e fitas, cantando estas quadras:

Quatro mocinhas
A fazer café
Por causa das moças
Ainda vai haver banzé

Ainda vai haver banzé
Minha linda coradinha
Quem quiser namorar a rola
Desça abaixo à cozinha

Desça abaixo à cozinha
Que é aí mesmo onde ela mora
Papagaio asseado
Vira-te ó rosa, vira-te ó cravo

Virão, virão
Mais a madrinha
Onde vais José
Mais a Luisinha

Deitar os confeitos
À rapaziada
Isso, isso, isso
A menina está lembrada

Vocabulário:
Churra - Maneira local de dizer surra, que significa dar uma sova, bater, neste caso com palavras, zombando da pessoa.
Contradança - Dança de quadro ou mais pares, uns defronte dos outros. O termo tem origem inglesa, de "country dance" e designava as danças dos camponeses. Estas danças foram adoptadas pelas classes altas e até pela corte real. No século XVII, as "country dances" passaram à França, onde o nome mudou para "contredanse". Dali chegaram a Portugal, sendo o nome traduzido para "contradança". O termo abrange quase todas as danças dos ranchos folclóricos, embora por vezes apenas se use para designar a dança que se apresenta nesta fotografia.

Contradança em Mafra, anos 50. Do site: http://www.attambur.com/Recolhas/Estremadura/Dancas/contradanca.

Recolha de Maria Isabel dos Santos Teodoro, trabalho manuscrito, Escola Secundária de Alcains, 1985

Nenhum comentário: