Fala-se hoje muito
de violência: violência doméstica, contra os idosos, violência infantil, no
desporto ou no meio escolar. Trata-se de situações que, não sendo novas, têm
hoje uma abordagem diferente e constituem uma preocupação para toda a sociedade
(aquilo que até há relativamente pouco tempo era legitimado culturalmente é
hoje considerado crime público). Esta preocupação é, certamente, um sinal de
evolução civilizacional.
Nos últimos tempos são quase diárias as
notícias que dão conta de situações de violência nas escolas, seja entre
alunos, de alunos contra professores, de professores contra alunos e até de
pais contra professores. Não sendo fácil identificar todas as causas, e muito
menos encontrar a solução para este fenómeno, convém pensarmos um pouco sobre
ele.
A diversidade social, económica e
cultural que passou a caracterizar as nossas escolas depois do 25 de Abril, com
o alargamento da escolaridade obrigatória para todas as crianças e adolescentes,
os fluxos migratórios vindos de África após a descolonização e, mais
recentemente, de alguns países de Leste, asiáticos e Brasil, imprimiram à
população escolar características altamente heterogéneas.
Esta heterogeneidade, podendo constituir
um factor positivo, tem confrontado a escola com problemas para os quais não
estava preparada. De facto, entre o modelo tradicional de escola, no qual o
professor era o único detentor do saber e do poder, e o modelo de escola
democrático que tem vindo a implementar-se, muitas coisas mudaram, mas muito
está ainda por fazer.
De entre as razões
que podem ajudar a compreender os problemas que ainda se verificam em muitas
escolas, poderemos salientar as seguintes:
·
Confunde-se muitas vezes democracia com falta de
liderança e de autoridade que, como sabemos, são fundamentais no processo
educativo de uma criança, quer se trate da educação familiar ou escolar.
· Atribui-se actualmente demasiada importância à educação
escolar das crianças esquecendo-se o papel educativo da família. Os pais, por
falta de tempo ou outras circunstâncias quaisquer, demitem-se muitas vezes do
seu papel, deixando à escola a responsabilidade pelo processo educativo dos
seus filhos e culpando-a quando não há sucesso, quer em termos do
aproveitamento, quer do comportamento. Por outro lado, acontece também que quando
os pais querem participar são muitas vezes incompreendidos e mal aceites pela
escola, dificultando-se ou desmotivando-se a sua participação.
·
As turmas são demasiado grandes, na maior parte dos casos,
o que dificulta o desenvolvimento de metodologias de trabalho individualizado
ou diferenciado que permita responder às necessidades individuais e à diversidade
dos alunos.
·
A formação de base e contínua dos professores talvez não
se tenha adequado às novas exigências da profissão, e a mobilidade do corpo
docente, aliada às frequentes alterações da legislação, também não dá a
segurança e a motivação necessárias ao desenvolvimento de práticas inovadoras e
galvanizadoras do interesse dos alunos.
·
As escolas, confrontadas com exigências legais,
burocráticas e de cumprimento do currículo, (considerados demasiado longos e
pouco motivadores), para além das dificuldades financeiras, têm poucas
oportunidades para desenvolverem projectos inovadores (por exemplo clubes em
diferentes áreas) que motivem, estimulem e respondam às necessidades e
interesses dos alunos.
·
As instalações escolares são, por vezes, espaços
degradados, frios e desumanizados, onde não apetece permanecer, e que incitam à
violência e destruição.
·
Os pais têm cada vez menos tempo para estarem com os
filhos, e por isso não conseguem regular o seu quotidiano: têm dificuldade em
assumir-se como referência, dando atenção e afecto, mas também impondo regras e
limites. Sem tempo para negociar, os pais tendem a satisfazer no imediato os
desejos dos filhos, não permitindo que eles desenvolvam capacidades de
resistência às frustrações nem aprendam a valorizar aquilo que têm. Esta
situação pode levar a uma insatisfação permanente, à tristeza e à revolta.
·
O facto de as crianças e adolescentes viverem cada vez
mais fechadas no seu mundo, entregues a actividades solitárias, à televisão ou,
mais recentemente, à internet, sem grandes oportunidades de brincar ou
conversar com os seus pares, pode dificultar o seu processo de descentração,
autonomização e socialização, impedindo que aprendam a ver e aceitar o ponto de
vista dos outros, e dificultando o processo de auto regulação do comportamento.
·
A natural tendência que as crianças e adolescentes têm
para a transgressão das regras e a contestação da autoridade, quer se trate da
autoridade paterna ou do professor: quando não encontram regras firmes, claras
e coerentes que possam balizar o seu comportamento, crianças e adolescentes
podem transgredir até ao limite, entrando em conflito com quem se lhes oponha.
· A dificuldade que algumas escolas ainda têm em encontrar
percursos alternativos para os alunos que, não estando motivados para o modelo
de escola que lhes é oferecido, têm que permanecer no sistema por vários anos.
Esta situação é potenciadora de conflitos e pode levar ao abandono escolar e
posterior exclusão social.
Estas serão algumas das razões pelas
quais a escola, adquirindo cada vez mais importância para a formação e educação
dos indivíduos, quer em termos de preparação para o mercado de trabalho quer em
termos de preparação para a vida, continua a ser muito desvalorizada por um
número significativo de crianças e de jovens. Este desinteresse tem
consequências inevitáveis tanto em termos do aproveitamento como do comportamento,
podendo levar à violência.
Num mundo
individualista e competitivo, como é o que temos ainda, torna-se necessário que
as famílias e a escola, ajudadas por um quadro legal adequado, se articulem na
definição do modelo de educação que querem para os seus filhos e alunos. Terá
de ser, necessariamente, um modelo democrático e afectuoso de ensino no qual,
através de regras e limites claros, mas também flexíveis e humanizados, eles
possam ir adquirindo os saberes disciplinares, mas também as atitudes, valores
e competências necessárias à convivência e participação social. Desta forma, a
criança irá construindo a sua autonomia, mas simultaneamente a interdependência
e capacidade de cooperação com os outros, fundamental à vida em sociedade, quer
seja na família, na escola ou na comunidade mais alargada.
Maria Libânia Ferreira