Enxidros era a antiga designação do espaço baldio da encosta da Gardunha acima da vila de São Vicente da Beira. A viver aqui ou lá longe, todos continuamos presos a este chão pelo cordão umbilical. Dos Enxidros é um espaço de divulgação das coisas da nossa freguesia. Visitem-nos e enviem a vossa colaboração para teodoroprata@gmail.com
domingo, 18 de abril de 2010
Jovens músicos
Ao olharmos para estes jovens músicos da Banda Filarmónica de S. Vicente da Beira, ficamos optimistas quanto ao futuro da nossa banda.
A notícia estava para ser a participação da Banda Filarmónica na festa do também centenário Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, no sábado, dia 17 de Abril. Mas uma pancada de água e a antecipação do programa, pela chegada da Ministra da Cultura antes do previsto, fizeram da minha notícia uma não notícia.
Foto roubada ao blogue "O Albicastrense".
Creio que foi o fundador do Museu, Francisco Tavares Proença Júnior, quem explorou o castro do Castelo Velho, nos inícios do século XX, tendo trazido alguns achados arqueológicos para a sua colecção pessoal, com a qual criou o museu, no dia 17 de Abril de 1910.
Machado de bronze proveniente de S. Vicente da Beira e pertencente ao Museu Francisco Tavares Proença Júnior. Data de antes do ano 500 antes de Cristo, pois foi cerca dessa data que chegaram os Celtas, com armas de ferro e por isso mais fortes.
Foto do Tó Sabino.
Machado de bronze encontrado no Castelo Velho e exposto na Secção de Arqueologia do Museu Francisco Tavares Proença Júnior. Este machado é também anterior à chegada dos Celtas, os quais se misturaram depois com os povos da região, formando os Lusitanos. Foto do Tó Sabino.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
José Miguel Teodoro:
Tens uma pergunta na publicação "Padre Leonardo Nunes", de 20 de Novembro, colocada por uma investigadora do Brasil.
José Teodoro Prata
Postar um comentário