Enxidros era a antiga designação do espaço baldio da encosta da Gardunha acima da vila de São Vicente da Beira.
A viver aqui ou lá longe, todos continuamos presos a este chão pelo cordão umbilical.
Dos Enxidros é um espaço de divulgação das coisas da nossa freguesia.
Visitem-nos e enviem a vossa colaboração para teodoroprata@gmail.com
quarta-feira, 19 de setembro de 2018
Doutor Lino
Acabámos de perder um amigo, um lisboeta que adotou São Vicente da Beira como a sua terra.
E nela cuidou bem do património herdado, tanto do arquitetónico como do natural.
Dia 18 de setembro de 2018 (seria então dia de Nossa Senhora do Carmo), foi assim que nos deixo o Sr. Dr. António Manuel Ribeiro do Rosário Lino, filho de Prof. António Lino e de D. Bárbara da Conceição Ribeiro do Rosário, irmão da Dr.ª Maria Manuela Ribeiro do Rosário Lino. Neto Paterno de Sebastião Martins Lino (Cantoneiro) e Maria Antónia Vitorio, materno de Aurélio da Conceição (comerciante) e Bárbara Ribeiro do Rosário. Bisneto Paterno: Lino Martins (Empregado das obras Publicas) casaso com Leonor Maria Bernardo e Domingos Vitorio casado co Maria D'Ascenção Barreiros. Bisneto Materno: António da Conceição (Comerciante) casado com Eufrásia da Conceição e Manuel Ribeiro do Rosário e Balbina Maria...
A minha avó paterna Joana Martins e o seu avô paterno Sebastião Martins Lino eram gémeos. Nasceram no dia 28 de Maio de 1879 Um amigo, um HOMEM BOM. J.M.S
Nem a propósito! Já tinha falado (a algumas pessoas) nesta fotografia do lançamento do livro do Zé Teodoro que, na altura, aqui vi, onde aparece um Tó Mané a vender saúde! Nada, hoje, indicia o que nos pode acontecer amanhã! É uma verdade indiscutível! Desde a alvorada dos tempos que o homem tem um respeito enorme pelo desconhecido da morte. Dada a precaridade de tudo isto, este é, não um grande problema, mas “o” problema do ser humano! Como diz Vergílio Ferreira “A grande verdade da vida é a morte.” E como já aqui alvitrei certa vez, ser rico ou pobre, alto ou baixo na escala social, não define ninguém. Senão, a Santa Isabel (rainha de Portugal e mulher de D. Dinis) ou o D. Nuno Álvares Pereira, nunca seriam santos! O que nos define é o caráter. E era aí que o Tó Mané se distinguia. Paz à sua alma. Seja essa alma aquilo que for: “uma centelha”, “uma luz”, “o ente que ele era em si mesmo”, “a essência irrepetível que nele se manifestava”… Talvez todas e cada uma dessas coisas… Abraços ao blog. JB
J.M.S.,sim de facto eram gémeos mas não nasceram a 28 de maio essa data foi quando receberam os Santos Óleos, nasceram a 9 de maio de 1879 e foram batizados pelo Padre José António de Mattos, foram padrinhos, João da Silva Lobo casado (juíz da Igreja) e Escolástica Martins solteira moradora no Sobral do Campo.
5 comentários:
Dia 18 de setembro de 2018 (seria então dia de Nossa Senhora do Carmo), foi assim que nos deixo o Sr. Dr. António Manuel Ribeiro do Rosário Lino, filho de Prof. António Lino e de D. Bárbara da Conceição Ribeiro do Rosário, irmão da Dr.ª Maria Manuela Ribeiro do Rosário Lino.
Neto Paterno de Sebastião Martins Lino (Cantoneiro) e Maria Antónia Vitorio, materno de Aurélio da Conceição (comerciante) e Bárbara Ribeiro do Rosário.
Bisneto Paterno: Lino Martins (Empregado das obras Publicas) casaso com Leonor Maria Bernardo e Domingos Vitorio casado co Maria D'Ascenção Barreiros.
Bisneto Materno: António da Conceição (Comerciante) casado com Eufrásia da Conceição e Manuel Ribeiro do Rosário e Balbina Maria...
PAZ À SUA ALMA.
Mesmo depois de saber da doença que havia de o levar, continuou a plantar árvores. Foi a sua contribuição para um mundo melhor e mais bonito.
A minha avó paterna Joana Martins e o seu avô paterno Sebastião Martins Lino eram gémeos.
Nasceram no dia 28 de Maio de 1879
Um amigo, um HOMEM BOM.
J.M.S
Nem a propósito! Já tinha falado (a algumas pessoas) nesta fotografia do lançamento do livro do Zé Teodoro que, na altura, aqui vi, onde aparece um Tó Mané a vender saúde!
Nada, hoje, indicia o que nos pode acontecer amanhã! É uma verdade indiscutível!
Desde a alvorada dos tempos que o homem tem um respeito enorme pelo desconhecido da morte. Dada a precaridade de tudo isto, este é, não um grande problema, mas “o” problema do ser humano! Como diz Vergílio Ferreira “A grande verdade da vida é a morte.”
E como já aqui alvitrei certa vez, ser rico ou pobre, alto ou baixo na escala social, não define ninguém. Senão, a Santa Isabel (rainha de Portugal e mulher de D. Dinis) ou o D. Nuno Álvares Pereira, nunca seriam santos! O que nos define é o caráter. E era aí que o Tó Mané se distinguia.
Paz à sua alma. Seja essa alma aquilo que for: “uma centelha”, “uma luz”, “o ente que ele era em si mesmo”, “a essência irrepetível que nele se manifestava”… Talvez todas e cada uma dessas coisas…
Abraços ao blog.
JB
J.M.S.,sim de facto eram gémeos mas não nasceram a 28 de maio essa data foi quando receberam os Santos Óleos, nasceram a 9 de maio de 1879 e foram batizados pelo Padre José António de Mattos, foram padrinhos, João da Silva Lobo casado (juíz da Igreja) e Escolástica Martins solteira moradora no Sobral do Campo.
Postar um comentário