quarta-feira, 24 de maio de 2023

Senhora da Orada

 

Maria Libânia Ferreira

2 comentários:

Anônimo disse...

O cartaz da Senhora da Orada está bonito! Tem bem visíveis as armas heráldicas da nossa freguesia o que sugere o patrocínio da autarquia. Isso não tem nada de negativo. Pelo contrário. É sinal do interesse dos poderes públicos por esta festa.
E o programa também é interessante, visto que contém as atividades religiosas e profanas desta romaria. Penso que só falta fazer referência a uma delas. É que, a seguir aos atos religiosos, há lugar às merendas em família nas sombras das árvores em redor daquele aprazível lugar onde nasce um dos braços do Ocreza. Mas talvez (que sei eu?), talvez isso já não tenha lugar! Estava aqui apenas a olhar para uma antiga fotografia... Era aquela fase em que os avós, os filhos e os netos, todos juntos, saboreavam os ovos verdes, os pastéis de bacalhau, o frango frito, o vinho caseiro ou a água fresca da fonte da Senhora da Orada. E depois era ainda dar uma volta pelas tendas dos feirantes para comprar as lembranças, especialmente às crianças; por exemplo, um carrinho ou uma santa de açúcar para pendurar ao pescoço e comer aos poucos. É uma pena muitas destas coisas terem acabado.
Abraços, hã!
J. Barroso

M. L. Ferreira disse...

Acho que muitos partilhamos essa saudade das merendas, fartas de tudo quanto era bom, com a família toda reunida por aqueles leirões abaixo. Atualmente já poucas pessoas podem fazê-lo.
Também já falta a atuação do Rancho Vicentino e, não sei se foi esquecimento, mas não há referência ao concerto da Banda, um dos momentos grandes da romaria desde há muitos anos. Restam os Bombos...