Enxidros era a antiga designação do espaço baldio da encosta da Gardunha acima da vila de São Vicente da Beira.
A viver aqui ou lá longe, todos continuamos presos a este chão pelo cordão umbilical.
Dos Enxidros é um espaço de divulgação das coisas da nossa freguesia.
Visitem-nos e enviem a vossa colaboração para teodoroprata@gmail.com
quarta-feira, 20 de dezembro de 2023
Concerto de Natal
Maria Libânia Ferreira
2 comentários:
M. L. Ferreira
disse...
Este Concerto, oferecido pela nossa Banda, é um dos momentos mais bonitos das nossas Festas de Natal.
Nas nossas festas (refiro-me a SVB), acabam umas coisas e começam outras. A não ser de há uns anos a esta parte, não tenho ideia de haver concertos nesta altura. Talvez por causa do frio. Na igreja ainda não havia aquecimento; e, como é entendível, era mais difícil ultrapassar a ortodoxia católica da época! Música na igreja, só em atos religiosos. Normalmente era com o órgão. Mas na missa cantada havia duas ou três vozes masculinas da banda, com dois ou três instrumentos. Mas era muito bom ou não fosse o Maestro o Sr. Joaquim dos Santos! De resto, no Natal, cantava-se o "Alegre-se" na igreja e à volta da fogueira. Os concertos da banda eram no verão no coreto. E especialmente nas Festas de Verão. Devia ter sido construído um coreto ou um palco para os concertos da banda, nem que fosse desmontável. Mas, sim, estes concertos são muito interessantes. Já assisti a alguns e acho que vale a pena! Estes concertos são bons para quando a nossa cabeça precisa de um conserto...! Abraço, hã! José Barroso
2 comentários:
Este Concerto, oferecido pela nossa Banda, é um dos momentos mais bonitos das nossas Festas de Natal.
Nas nossas festas (refiro-me a SVB), acabam umas coisas e começam outras. A não ser de há uns anos a esta parte, não tenho ideia de haver concertos nesta altura. Talvez por causa do frio. Na igreja ainda não havia aquecimento; e, como é entendível, era mais difícil ultrapassar a ortodoxia católica da época! Música na igreja, só em atos religiosos. Normalmente era com o órgão. Mas na missa cantada havia duas ou três vozes masculinas da banda, com dois ou três instrumentos. Mas era muito bom ou não fosse o Maestro o Sr. Joaquim dos Santos!
De resto, no Natal, cantava-se o "Alegre-se" na igreja e à volta da fogueira.
Os concertos da banda eram no verão no coreto. E especialmente nas Festas de Verão. Devia ter sido construído um coreto ou um palco para os concertos da banda, nem que fosse desmontável.
Mas, sim, estes concertos são muito interessantes. Já assisti a alguns e acho que vale a pena!
Estes concertos são bons para quando a nossa cabeça precisa de um conserto...!
Abraço, hã!
José Barroso
Postar um comentário