No tempo das presidências da Junta pelo meu primo Prata e pelo Vítor Louro, organizei passeios (não eram caminhadas) por São Vicente e
cercanias, mas sempre com uma organização mais que rudimentar.
Lancei e organizei a Rota da
Promessa, a cumprir o estabelecido por D. Afonso Henriques de ir todo o povo
uma vez por ano, em romagem ao Castelo Velho a relembrar a batalha da Oles e a
ajuda do nosso povo na vitória do exército português; isto em troca da criação
da povoação e do nome São Vicente. Não pegou.
Também organizei e lancei a ideia da Rota da Garça Real, em volta da barragem, rota fácil e igualmente linda, mas
também não vingou.
Numa das nossas festas de primavera,
organizada pela Câmara e Junta, esteve na Vila o meu amigo André Gonçalves, em
representação de Almaceda. Realizara de manhã um dos passeios, penso que o Por
cantos e recantos de São Vicente (o título era mais bonito, mas não me lembro). Falei-lhe
desse projeto e no ano seguinte nasceu o projeto acima apresentado, contando no
segundo ano com cerca de duzentos participantes. Vingou a ideia e tornou-se
marca.
Tivemos uma marca fortíssima, o
Festival Água Mole em Pedra Dura. Também a deixámos perder. E não me venham,
dizer que... Sarzedas não abandonou a sua marca de sucesso, Sarzedas Vila
Condal, mesmo quando deixou de ser uma organização conjunta da Câmara e da
Junta para passar a ser apenas da responsabilidade da Junta, como são todas as
que agora se realizam nas povoações do concelho.
Depois do tempo das infraestruturas
dos mandatos do Francisco Alves, Ernesto Hipólito e Pedro Matias, veio o tempo
do bem-estar. Já vamos na terceira liderança, nada se afirmou e continuamos em
queda desde meados do mandato do Vítor Louro.
Mas podia e devia ser diferente!
Nota: Também se organizaram caminhadas pela Gardunha, promovidas por outras pessoas e entidades (Gega, Junta...), mas nenhum logrou vingar.
José Teodoro Prata
Um comentário:
Longe de mim qualquer análise global à presidência da Junta de qualquer dos referidos. A minha análise diz apenas respetio à criação de iniciativas de valor que constituam uma marca reconhecida e valorizada pelas pessoas, ao longo dos anos.
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