Enxidros era a antiga designação do espaço baldio da encosta da Gardunha acima da vila de São Vicente da Beira.
A viver aqui ou lá longe, todos continuamos presos a este chão pelo cordão umbilical.
Dos Enxidros é um espaço de divulgação das coisas da nossa freguesia.
Visitem-nos e enviem a vossa colaboração para teodoroprata@gmail.com
quinta-feira, 8 de junho de 2017
Sede da Liga dos Amigos de SVB
Casa/sede da Liga dos Amigo de São Vicente da Beira
Em Lisboa, no Bairro da Bica, Rua Marechal Saldanha, 28
Início: 1973/1974
Jaime da Gama
4 comentários:
Anônimo
disse...
Por ocasião do 25º aniversário da Liga dos Amigos de São Vicente da Beira de Lisboa, que se realizou no dia 3 de Fevereiro do ano 1985, a direcção teve a amabilidade de convidar o Sport Clube São Vicente da Beira. Deslocaram-se a Lisboa; o presidente, vice-presidente e o secretário: José Manuel, Luís Matias e Inácio Santos. A missa foi oficializada pelo pároco, padre Branco, coadjuvado pelos padres José Augusto, Jerónimo e Filipe. A celebração realizou-se na igreja de Santa Catarina Finda a cerimónia religiosa, os vicentinos reuniram no salão da igreja. O presidente da Liga agradeceu, ao mesmo tempo que lamentou a pouca participação dizendo "São quase sempre as mesmas caras a comparecerem" (cerca de oitenta). Finalmente falou o sargento Calmão que empolgou todos os presentes e relatou pormenorizadamente a vinda do mártir São Vicente de terras de Espanha para Lisboa. De seguida, dirigimo-nos para a sede da Liga onde nos serviram uma opípara refeição. “Prágora” chega. J.M.S
Podiam ser quase sempre os mesmos (é quase sempre assim…), mas os que compareciam faziam-no com grande orgulho por serem Sanvicentinos e, lá longe, poderem dar alguma continuidade às amizades e a alguns hábitos da juventude. E eram muitas as iniciativas que tinham, desde convívios e festas na sede da Liga, a excursões, piqueniques, etc. Ainda participei em algumas. Significativo era também o facto de convidarem quase sempre a nossa Banda, e outras instituições, como foi o caso da direção do SCSVB em 1985, e o Padre Branco para a celebração das missas. Era uma forma de reforçarem os laços com a terra. Com o tempo, tudo mudou, e agora parece que já só resta a placa na parede da casa. Ainda assim, sentimos algum orgulho quando passamos e vimos o nome de S. Vicente da Beira escrito numa rua de Lisboa.
4 comentários:
Por ocasião do 25º aniversário da Liga dos Amigos de São Vicente da Beira de Lisboa, que se realizou no dia 3 de Fevereiro do ano 1985, a direcção teve a amabilidade de convidar o Sport Clube São Vicente da Beira. Deslocaram-se a Lisboa; o presidente, vice-presidente e o secretário: José Manuel, Luís Matias e Inácio Santos. A missa foi oficializada pelo pároco, padre Branco, coadjuvado pelos padres José Augusto, Jerónimo e Filipe. A celebração realizou-se na igreja de Santa Catarina
Finda a cerimónia religiosa, os vicentinos reuniram no salão da igreja. O presidente da Liga agradeceu, ao mesmo tempo que lamentou a pouca participação dizendo "São quase sempre as mesmas caras a comparecerem" (cerca de oitenta). Finalmente falou o sargento Calmão que empolgou todos os presentes e relatou pormenorizadamente a vinda do mártir São Vicente de terras de Espanha para Lisboa.
De seguida, dirigimo-nos para a sede da Liga onde nos serviram uma opípara refeição.
“Prágora” chega.
J.M.S
Uma questão que fica no ar: é a ex-sede ou atual sede?
Podiam ser quase sempre os mesmos (é quase sempre assim…), mas os que compareciam faziam-no com grande orgulho por serem Sanvicentinos e, lá longe, poderem dar alguma continuidade às amizades e a alguns hábitos da juventude.
E eram muitas as iniciativas que tinham, desde convívios e festas na sede da Liga, a excursões, piqueniques, etc. Ainda participei em algumas.
Significativo era também o facto de convidarem quase sempre a nossa Banda, e outras instituições, como foi o caso da direção do SCSVB em 1985, e o Padre Branco para a celebração das missas. Era uma forma de reforçarem os laços com a terra.
Com o tempo, tudo mudou, e agora parece que já só resta a placa na parede da casa. Ainda assim, sentimos algum orgulho quando passamos e vimos o nome de S. Vicente da Beira escrito numa rua de Lisboa.
M. L. Ferreira
Pelo que sei (e disto sei muito pouco) a associação é agora um clube do bairro onde se situa. Não sei com que nome.
Postar um comentário