sábado, 2 de setembro de 2017

O nosso falar: realengo

Os dicionários informam-me que realengo se refere ao que é próprio do rei. Tem o mesmo significado que reguengo, uma propriedade do rei.
Mas não era neste sentido que a minha mãe usada esta expressão, quando algum dos filhos não tinha tento na língua ou nas atitudes (ter tento, outra expressão interessante, que indica a atitude de ter cuidado com o que se diz ou faz).
Ter realengo é isso mesmo: ser cuidadoso no falar, no que se diz e como se diz. Também se aplica às atitudes, mas menos.
Ter realengo talvez tenha origem no imitar as maneiras formais de falar e se comportar da família real, em oposição ao falar e às atitudes rudes do povo. Uma coisa de outros tempos, portanto.

José Teodoro Prata

Um comentário:

Anônimo disse...

Curioso! É isso! A minha mãe também dizia: "Cala o realengo"! Não sei se também tem alguma coisa a ver com realejo (instrumento musical). Era para parar de falar ou de fungar!
Há dias, estava a lembrar-me do termo "esbacalojar". Era utilizado para significar uma vasilha (garrafão, cântaro - com água, quando íamos à fonte -), mas servia para vinho, água, azeite, leite, etc.
"Esbacalojar" era quando a vasilha ia mal cheia e o líquido, naturalmente, batia nas paredes internas da vasilha ou, até, se entornava para fora (caso fosse muito cheia), fazendo um barulho característico. Dizíamos que "esbacalojava".
É a riqueza do nosso dicionário! Merecia ser fixado para outras gerações...
Abraços.
ZB