A Junta de Freguesia de São Vicente da Beira, em colaboração com o Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira, levaram a cabo, no dia 15 de Dezembro, uma iniciativa para a reflorestação da Serra da Gardunha: a criação de um viveiro na escola de São Vicente da Beira.
Com a colaboração dos alunos do pré-escolar, 1.° e 2.° ciclos, semearam-se várias espécies de árvores, como sobreiros, carvalhos e pinheiros, para posterior plantação.
Pretendemos incentivar e consciencializar os alunos a plantar árvores, depois de muitos deles terem visto de perto o fogo que tornou negra toda a Gardunha.
Depois desta iniciativa, a Junta de Freguesia fará o seu próprio viveiro, com bolotas que foram recolhidas por vicentinos e as ofereceram com este objectivo.
Ana Isabel Jerónimo Patrício
2 comentários:
Que iniciativas assim tenham lugar pelo país fora e que haja uma vontade por parte de todas as autarquias e também dos privados em reflorestar e repor a floresta com estas espécies, já quase em vias de extinção na Gardunha devido a intensificação da plantação do eucalipto, a qual tem exterminando espécies tão características da nossa zona como por exemplo o medronheiro, a esteva, a giesta a urze, a carqueja e todos os outros arbustos que desaparecem nessa zonas e que têm levado a uma completa descaracterização da floresta, com todas as repercussões negativas já conhecidas para o meio ambiente e só produtivas em termos económicos, para alguns.
Tina Teodoro
Agora falta a parte dos adultos: plantar e limpar, cumprir a lei.
Nota: há comentários novos em "Gente nossa, 1915".
Postar um comentário