Enxidros era a antiga designação do espaço baldio da encosta da Gardunha acima da vila de São Vicente da Beira.
A viver aqui ou lá longe, todos continuamos presos a este chão pelo cordão umbilical.
Dos Enxidros é um espaço de divulgação das coisas da nossa freguesia.
Visitem-nos e enviem a vossa colaboração para teodoroprata@gmail.com
terça-feira, 19 de dezembro de 2017
Gente nossa
Nome do requerente: Jerónimo Chaves
Estado: casado com Ernestina Vaqueiro
Filiação: Mariano Carrasco Lave e Henriqueta Argona
Mariano Carrasco Lave era natural de Tarifa, bispado de Cadiz Hispanha e de Henriqueta Argona natural da Moita do Ribatejo, (Jerónimo Chaves)o filho em questão nasceu numa casa na rua velha.
Já me tinha "cruzado" com este Jerónimo Chaves nos Arquivos Paroquiais, e, como era filho de artistas de teatro ambulante, ficava a imaginar os meus antepassados, na Praça, a assistir aos mesmos espetáculos com que eu própria me deliciei em criança. E ficava contente porque pensava que, afinal, não teriam tido uma vida tão triste como por vezes imaginava. Interessante o facto de ter nascido numa casa na rua Velha. Não seria provavelmente a casa da família porque, sendo ambulantes, não teriam residência fixa. Seria alguma alma caridosa que deu teto ao nascimento da criança, ou haveria naquela rua uma espécie da Casa da Malta?
2 comentários:
Mariano Carrasco Lave era natural de Tarifa, bispado de Cadiz Hispanha e de Henriqueta Argona natural da Moita do Ribatejo, (Jerónimo Chaves)o filho em questão nasceu numa casa na rua velha.
Já me tinha "cruzado" com este Jerónimo Chaves nos Arquivos Paroquiais, e, como era filho de artistas de teatro ambulante, ficava a imaginar os meus antepassados, na Praça, a assistir aos mesmos espetáculos com que eu própria me deliciei em criança. E ficava contente porque pensava que, afinal, não teriam tido uma vida tão triste como por vezes imaginava.
Interessante o facto de ter nascido numa casa na rua Velha. Não seria provavelmente a casa da família porque, sendo ambulantes, não teriam residência fixa. Seria alguma alma caridosa que deu teto ao nascimento da criança, ou haveria naquela rua uma espécie da Casa da Malta?
M. L. Ferreira
Postar um comentário