Enxidros era a antiga designação do espaço baldio da encosta da Gardunha acima da vila de São Vicente da Beira.
A viver aqui ou lá longe, todos continuamos presos a este chão pelo cordão umbilical.
Dos Enxidros é um espaço de divulgação das coisas da nossa freguesia.
Visitem-nos e enviem a vossa colaboração para teodoroprata@gmail.com
A publicação destas séries de fotografias antigas de São Vicente da Beira, por parte do Jaime (outras séries aguardam publicação) tem a vantagem de organizar por temas fotos que já conhecíamos, umas, ou que nunca tínhamos visto, outras. A série relativa à praça, já publicada, restringi-a eu a uma única foto, demasiado importante para se perder junto de outras de muito menor valor.
Na última foto, na fila da direita, a 5.º pessoa é o meu tio Zé "Sarna", pai da Natividade (Dade)? E na penúltima foto, reparo agora que à frente da minha tia Stela, com o Tó pela mão, vem a minha tia Maria José, irmãs da minha mãe.
Acho que é um ato de generosidade do Jaime da Gama, para connosco e para com muitas das pessoas que aparecem nestas fotografias e já faleceram. É uma forma de nos lembrarmos delas porque muitas já só viveriam na memória de alguns familiares. É por isso que às vezes gosto de ir ao cemitério e olhar para as fotografias que estão nas campas.
Concordo convosco. São autênticos documentos coletivos! Estamos a morrer e, daqui a uns anos, nem a memória cá fica! A não ser nas pedras do cemitério (conf. diz a Libânia). E, dantes, nem aí! A minha prima Jú (mulher do JMS) fez publicar no Facebook uma série de fotografias da procissão da Ordem Terceira, anos '60, com muita gente conhecida. Tinha sido publicada na página da OFS - Fraternidade de São Vicente da Beira. Mas não sei de quem são. Por achar as fotos importantes, também partilhei na minha página. Talvez o Jaime da Gama ou outra pessoa (que ande a pesquisar) as tenha. Por isso, não vou eu enviar-vo-las. Só se ninguém mais se dispuser... Abraços. JB
4 comentários:
A publicação destas séries de fotografias antigas de São Vicente da Beira, por parte do Jaime (outras séries aguardam publicação) tem a vantagem de organizar por temas fotos que já conhecíamos, umas, ou que nunca tínhamos visto, outras.
A série relativa à praça, já publicada, restringi-a eu a uma única foto, demasiado importante para se perder junto de outras de muito menor valor.
Na última foto, na fila da direita, a 5.º pessoa é o meu tio Zé "Sarna", pai da Natividade (Dade)?
E na penúltima foto, reparo agora que à frente da minha tia Stela, com o Tó pela mão, vem a minha tia Maria José, irmãs da minha mãe.
Acho que é um ato de generosidade do Jaime da Gama, para connosco e para com muitas das pessoas que aparecem nestas fotografias e já faleceram. É uma forma de nos lembrarmos delas porque muitas já só viveriam na memória de alguns familiares. É por isso que às vezes gosto de ir ao cemitério e olhar para as fotografias que estão nas campas.
Concordo convosco. São autênticos documentos coletivos! Estamos a morrer e, daqui a uns anos, nem a memória cá fica! A não ser nas pedras do cemitério (conf. diz a Libânia). E, dantes, nem aí! A minha prima Jú (mulher do JMS) fez publicar no Facebook uma série de fotografias da procissão da Ordem Terceira, anos '60, com muita gente conhecida. Tinha sido publicada na página da OFS - Fraternidade de São Vicente da Beira. Mas não sei de quem são. Por achar as fotos importantes, também partilhei na minha página. Talvez o Jaime da Gama ou outra pessoa (que ande a pesquisar) as tenha. Por isso, não vou eu enviar-vo-las. Só se ninguém mais se dispuser...
Abraços.
JB
Postar um comentário