segunda-feira, 11 de março de 2024

Legislativas 2024

Consultar os resultados da nossa freguesia, aqui:

https://www.legislativas2024.mai.gov.pt/resultados/territorio-nacional?local=LOCAL-050222

Quanto aos resultados dos dois primeiros partidos, como de costume, na nossa freguesia ganhou quem venceu a nível nacional.

O resultado do Chega foi aqui também muito semelhante ao nacional. Considerando as opiniões manifestadas por este partido sobre as mulheres, as minorias e os adversários, este resultado é quase um recuo civilizacional, embora, como li hoje, este partido subiu tão depressa,  porque as ideias que veicula sempre cá estiveram, só que não tinham um partido que as assumisse como suas.

A crónica de Miguel Esteves Cardoso, no Público de ontem, intitulada O discurso do ódio, começava assim:

Diz-se que "já não há fascismo nem nazismo". Pois não. Mas a natureza humana não mudou, e os instintos humanos que levaram ao fascismo e ao nazismo continuam a ser os mesmos de sempre.

José Teodoro Prata

Um comentário:

M. L. Ferreira disse...

Foi uma noite bem triste, a de ontem, embora, pelo que fui percebendo nas últimas semanas, temesse que os resultados fossem ainda piores, a nível nacional, mas sobretudo em São Vicente. E porquê, aqueles votos na ADN?
É verdade, os valores civilizacionais de que a nossa geração tanto se orgulhava, a julgar pelo rumo de tantos países na Europa (e não só), parece que não eram assim tão sólidos. É triste, mas o Miguel Esteves Cardoso deve ter carradas de razão…