Fui à azeitona, altura ideal para vos colocar a seguinte questão: existe a azeitona galega e uma subespécie a que chamaremos galeguinha, como a da cantiga?
Eu explico melhor: leio que a azeitona galega é pequenina, mas há oliveiras que a dão mais grossa, às vezes lado a lado e por isso a diferença não é do trato. E isto repete-se a cada ano.
Esta é pequenina.
A ser uma outra variedade, ela é tão abundante como a galega. Uma hipótese é ser do porta-enxerto, que dá caraterísticas um pouco diferentes ao fruto.
O que me dizem?
Azeitona galeguinha
Azeitona galeguinha
Azeitona galeguinha,
Azeitona galeguinha...
Que a comem os pardais
Que a vêm comer os pardais!
Comem uma, comem duas;
Comem uma, comem duas...
Comem três, não querem mais;
Ai, comem três, não querem mais!
Azeitona galeguinha,
Azeitona galeguinha...
Quando vai para o lagar,
Ai, quando vai para o lagar
É como a moça bonita,
É como a moça bonita,
Que todos lhe vão falar,
Ai, que todos lhe vão falar!
A azeitona galeguinha
Quando vai para o lagar,
É como a moça bonita,
Ai, que todos lhe vão falar!
José Teodoro Prata
5 comentários:
Pode ser do porta enxerto, mas é na verdade um fenómeno habitual. Sempre o atribuí à carga. Oliveira com grande carga: miúda. Oliveira com pouca: grossa. Nos anos de descanso têm por vezes umas carrolas de azeitonas maravilhosas, que apetece comer logo ali. Mas tudo isto é empírico. Pode bem ser uma outra variedade. Onde é andam os agrónomos?
Boa colheita e abraço
FB
Eu penso que na (s) espécie (s) galega (s) havia uma a que chamavam "carrasquenha" que era mais miúda. Abraços, hã!
JB
O que é que se passará com o Francisco, que até azeitona, ainda na árvore, lhe apetece comer? E apesar disso mantem-se em forma.
Então e como é que se chamam aquelas miudinhas, mas mais redondas que as outras? Não me parece que o tamanho varie apenas pela quantidade de azeitona. Dependerá também do tempo mais seco ou mais chuvoso. Este ano parece que é um bom ano de azeite: as oliveiras estão compostas, a azeitona está sã e é grossa, e o tempo está a ajudar, para quem já começou. Vamos lá a ver a como é que funde no lagar...
Na zona de Castelo Branco há menos azeitona, porque no ano passado houve muita e porque uma trovoada de granizo, em maio, deitou por terra a azeitona mais grossa (cordovil, bical...).
Mas de facto em São Vicente parece ser um ano bom.
ZB: A carrasquenha é arredondada, enquanto a galela é sobre comprido.
Curiosa esta nossa expressão "sobre comprido".
A FB surpreendeu-me, tão longe e parece estar na serra a olhar para as oliveiras.
ZT não tens que te admirar comigo. Fui operado às cataratas e recuperei a visão longíqua e depois trabalho num dos edifícios mais altos de Lisboa. Para que saibas consigo ver o planeta venus, que está bem mais longe que as oliveiras na serra
Temos que fazer uma visita de estudo aos olivais da Vila quando estivermos todos reformados.
FB
Postar um comentário