segunda-feira, 11 de abril de 2022

A guerra na Ucrânia (2)

 UCRÂNIA

A Ucrânia é um país da Europa Oriental, situado a norte do Mar Negro. É o país maior da Europa, a seguir à Rússia europeia, tendo uma área superior à da Península Ibérica.

A região terá sido o lar da domesticação do cavalo. As suas terras são muito férteis, sendo considerada o celeiro da Europa. A indústria concentra-se sobretudo nas províncias de Donetsk e Lugansk, epicentro do atual conflito armado.

Foi na Ucrânia que nasceu a civilização russa, na Idade Média, primeiro em Kiev e depois dispersa por outros centros políticos como Moscovo. Ao longo dos séculos, a Ucrânia foi invadida e governada por vários povos, acabando por integrar o Império Russo e no século XX a União Soviética. Só se tornou um Estado-nação independente em 1991.

A sua população ronda os 42 milhões de pessoas, com várias minorias, sendo os russos 17% da população, sobretudo concentrados na península da Crimeia e nas províncias de Donetsk e Lugansk.

A Rússia ocupou a Crimeia em 2014, pois a península tem 60% da população russófona e o seu porto foi durante séculos a sede da armada russa do Mar Negro.

Logo a seguir, as repúblicas russófonas de Donetsk e Lugansk declararam a independência face à Ucrânia, originando uma guerra que já fez 14 mil mortos e que é a causa imediata do atual conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia.

José Teodoro Prata

Nenhum comentário: