quinta-feira, 16 de junho de 2022

Alindar a vila

 

Logo que tomou posse, a atual junta de freguesia empenhou-se especialmente em lavar a cara às entradas da nossa terra (só vi a entrada sul, mas presumo que não tenha sido a única contemplada). Cortaram-se ervas, silvas e matos, limparam-se as valetas de vários anos de entulhos e pintaram-se muros (na Oriana).

Aqui, nas Poldras, aproveitou-se a largura excessiva da berma para fazer uma pequena exposição ajardinada e colocar um placar promocional da nossa terra.

A estrada que sobe das Poldras para o Marzelo e depois de prolonga pela Corredoura (antiga estrada romana (?)) também ficou limpinha.

José Teodoro Prata

4 comentários:

M. L. Ferreira disse...

Também me agrada bastante este trabalho de alindamento da nossa freguesia, principalmente a limpeza das valetas e a deslocalização do depósito de monos que existia na zona do Marzelo para as traseiras do estaleiro da Junta, na Devesa. Mas acho que é um trabalho que também depende de nós continuar,(há dias fiz uma pequena caminhada junto à estrada e, no espaço de pouco mais de cem metros, contei nove garrafas de plástico, três máscaras e vária outras coisas deixadas para trás por quem ali passa).
O trabalho de pintura foi feito, penso, em todos os muros que são propriedade da Junta de Freguesia e, para os outros junto à estrada e caminhos, deu a cale já feita a quem pediu. Penso que o trabalho está a ser feito em toda a freguesia.
Não é muito, para as nossas necessidades, mas é um bom começo que deve ser incentivado e valorizado.

José Barroso disse...

A Junta é dinâmica, mas parece que isso também seria fácil visto o que se passava na situação anterior. Falei com o presidente sobre a placa da praça D. Sacho I (eventual alteração); e sobre a limpeza do caminho antigo da Fonte da Portela (esta parece que está para breve). O resto acho que está bem (mas a vara de lagar à entrada da Vila tem que ser preservada; tem data de 1841). O passadiço na Ribeira também era interessante; mas a opinião não é unânime. No entanto, a questão mais importante é também a mais difícil: investimento! Veremos.
Abraços, hã!
JB

Anônimo disse...

Zé Barroso,
cit. "placa da praça D. Sacho I (eventual alteração)".
Podes dar pormenores? Agradeço.
José Miguel Teodoro

José Barroso disse...

Zé Miguel, a questão da placa da praça D. Sancho I é a seguinte: eles puseram uma placa com os dizeres: "Praça D. Sancho I
2017"
Portanto, consta o nome da praça e, mais abaixo, o ano da colocação da placa. Sem mais nada.
Ora, alguns com quem conversei acham que devia constar o nome do rei, o cognome e depois aquela indicação usual do ano de nascimento e de falecimento (1154-1211) (creio); e só depois, ao fundo, se poderia escrever "Junta de Freguesia, 2017". Ou até uma data com dia, mês e ano (por exemplo, o dia da inauguração); muito embora eu pense que a perda de mandato do Luis Correia tivesse precipitado tudo isso. Mas o principal era a Junta de Freguesia ter falado com um de vós (especialistas em História) por causa da placa. Foi o que, expressamente, já escrevi no facebook e creio que também aqui no blog. Não saberem e não procurarem informar-se com quem sabe são coisas diferentes.
Abraço.
JB