Deixo-vos com as primeiras notícias sobre as eleições autárquicas no concelho de Castelo Branco e consequentemente na nossa freguesia. Sei pouco, muito menos do que quem está na Vila, por isso esta publicação é sobretudo para quem vive longe.
O anterior presidente da câmara, Luís Correia, do PS, perdeu
o mandato por decisão judicial, mas queria voltar a candidatar-se. O partido
não o aceitou e por isso desfiliou-se e concorre como independente. Está bem inserido nos meios empresarial e autárquico de Castelo Branco e por isso teve quem o incentivasse a avançar. Em São
Vicente já tem uma lista, encabeçada pelo Filipe Goulão (do armazém de rações).
O PS candidata à Câmara o atual presidente da Junta de Castelo Branco, Leopoldo
Rodrigues. Em São Vicente já há lista formada; o cabeça de lista é o David Moreira, filho do Manel Ar.
No PSD as coisas são ainda mais complicadas. O candidato apresentado
pela direção nacional é João Belém, antigo deputado e recentemente reformado de
diretor do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano. Só que o candidato da
concelhia era o seu presidente, Carlos Almeida, que não aceitou a escolha de Rui
Rio (a concelhia sempre se opôs a Rui Rio, embora um pequeno grupo de “notáveis”
locais o apoiem). No passado, estas divisões já custaram ao PSD a perda da sua
única(?) junta de freguesia, Tinalhas, que passou a independente. Temos então em João
Belém um general sem exército, no momento mais crítico para o PS. Em São Vicente,
penso que ainda não há lista, embora venha a haver certamente, pela tradicional
implantação do PSD na freguesia.
(Texto alterado/atualizado a 29 de maio)
José Teodoro Prata
7 comentários:
Posso dizer que fui contactado para a lista de Luís Correia (a de S. Vicente). Não aceitei, nem poderia aceitar porque fui crítico dele devido à sua perda judicial de mandato. Acho, aliás, que devia haver (pelo menos) um período de nojo nos casos como o de Luís Correia. Mas... um gajo de Castelo Branco em S. Vicente pelo PS? Isto está pior do que eu pensava...Abraços, hã! JB
Não. O Leopoldo Rodrigues é candidato à Câmara. O cabeça de lista do PS em São Vicente é(?) o David(?) Moreira, filho do António Madeira, que é o atual presidente(?) da Assembleia de Freguesia.
O (?) indica dúvidas minhas, pois sei pouco.
Ah! Estava a achar estranho. Aliás, vim agora aqui ao blog dizer mais alguma coisa, porque acabei de ver na Beira Baixa TV, o Leopoldo a dizer que era candidato à câmara. Conheço um David Moreira, mas esse é filho do Manuel Moreira (Manel Ar). E acho que o António Madeira era do PSD. Os filhos estão (estavam) na França e quase não os conheço. Sim, mas tudo isso que dizes é possível. Abraços, hã. JB
Vinha corrigir, mas agora já não vale a pena. Tu é que tens razão, o António Madeira não é para aqui chamado. É mesmo o David Moreira, filho do Manel Ar.
Zé Teodoro, foi contactado outro antes do David. São segundas escolhas, mas até pode ser que, se lá chegar, tenha um bom desempenho. Está tudo em aberto.
Esta dança de cadeiras, mas principalmente as declarações de alguns dos protagonistas é tão deprimente e reveladora da hipocrisia que move o mundo da política! Como se alguns dos que agora se põem em bicos de pés não soubessem do que se passava nos mandatos de que faziam parte ou apoiavam. A ser verdade, só revela grande incompetência ou falta de empenho. E nestas coisas não sou tão moderada como o Zé Barroso: a haver irregularidades, qual período de nojo?
Também fui sondada por uma das listas concorrentes à nossa Junta, mas a minha experiência como 2ª secretária da Mesa da Assembleia no presente mandato foi tão dolorosa em alguns momentos, que, pensando bem, decidi não aceitar o convite. Mas tive pena…
Muito recentemente foi aprovada na Assembleia de Freguesia a proibição de estacionar na rua de S. Francisco, de um dos lados desta rua, por queixa de um ou mais moradores desta rua, alegando que os carros estacionados nela, QUE SÃO OS AUTOMÓVEIS DELES!!!!! fazem com que as viaturas que circulam nesta rua para se desviarem dos seus automóveis lá estacionados batem e até levam por arrasto as roupas deles estendidas nos seus estendais, que ocupam parte da rua! Até quem passa a pé pela rua bate com a cabeça nas ditas roupas! Quem é que está a impedir e a obstruir a via pública as viaturas que lá passam/ peões ou as viaturas deles lá estacionadas e as suas roupas nos estendais! A assembleia não teve bom senso na decisão! Mas mais grave é que no Regulamento de Edificação e Urbanização do Município de Castelo Branco, no artigo 32 está bem explícito a proibição de estendais para a via pública entre outras. A Junta de Freguesia desta Vila está refém da assembleia de freguesia visto que a oposição, que não é oposição mas sim do contra! Nada pode fazer relativamente a está situação e outras ainda mais graves! Muitos projetos com objetivos de melhorar o bem estar e dar outras condições a quem lá vive ou queira viver são sistematicamente chumbados pelos órgãos da assembleia de freguesia!!! Isto não é democracia!!!
Postar um comentário