sábado, 8 de abril de 2017

Ordenanças

Os registos de casamento abaixo apresentados referem os nomes do comandantes do concelho de São Vicente da Beira, nos inícios do século XVIII
O 1.º, de 1705, apresenta o casamento do vicentino Manuel Lopes e de Mariana Gracia, natural de São Romão. Este Manuel Lopes tinha ainda Guerra como apelido e foi avô de Benedita Simões, fundadora da Casa Cunha. Uma das testemunhas deste casamento foi o Sargento-mor António Nogueira. O nosso concelho tinha 5 capitanias: Louriçal, São Vicente, Sobral, Ninho + Freixial e Tinalhas. Juntas formavam a Capitania-mor de S. Vicente da Beira e o sargento-mor era o segundo oficial mais importante.
O 2.º, de 1706, documenta o casamento do Capitão Francisco Luís Esteves, de Peraboa, com a vicentina Maria Vaz Neves. Não é claro que ele fosse, na altura do casamento, capitão na capitania de São Vicente, mas foi mais tarde capitão-mor da nossa capitania-mor.
0 3.º, de 1705, refere o casamento do viúvo Manuel Pestana e da viúva Catarina Antunes, ambos vicentinos. Foi testemunha o capitão-mor Francisco de Brito Fragoso, portanto o comandante militar máximo do concelho de S. Vicente da Beira.



José Teodoro Prata

Nenhum comentário: