Hoje, o Enxidros está de parabéns, faz um anito.
Foram 91 postagens, quase duas por semana, muito acima das minhas expectativas.
A minha ideia inicial era fazer uma espécie de jornal digital, de periodicidade semanal. O blogue desenvolver-se-ia em dois vectores, a que se juntou depois um terceiro:
a)Publicar notícias da actualidade local, histórias de vida e documentos históricos.
b)Progressivamente, transformar o blogue pessoal no blogue de uma equipa de pessoas com um projecto comum.
c)Cedo se me impôs a necessidade de o blogue ter a dimensão da freguesia e não só da povoação de S. Vicente da Beira, pois tudo está interligado, tanto no plano físico como no humano.
A aposta da alínea a) foi plenamente conseguida, embora esteja ainda longe do ideal, sobretudo no que se refere à publicação de notícias da actualidade. Mas sozinho, a viver em C. Branco, dificilmente poderei fazer melhor.
Quanto à alínea b), não consegui o que desejava, embora pouco tenha feito para o conseguir. É um projecto de médio prazo, que ainda pode vir a concretizar-se. Proponho que, quem quiser trabalhar comigo, comece como colaborador e mais tarde, se houver entrosamento, passe a administrador.
Por muitas razões, o Enxidros continuará a centrar-se na povoação de S. Vicente da Beira, mas tenho consciência de que só temos a ganhar ao alargar o seu âmbito à área geográfica da freguesia, sempre que possível.
Comecei com um blogue criado e administrado pela minha filha. Depois, pouco a pouco, tomei-lhe as rédeas.
Nas histórias de vida, usei o que tinha mais à mão, episódios da minha vida. Mas começam a escassear. Vou ter de procurar por fora, se entretanto os colaboradores não forem aparecendo.
Por vezes, o Enxidros parece um blogue pessoal e familiar, mas nunca foi essa a intenção. Não o encaro sequer como coisa privada. É antes a minha forma de participar a vida da nossa comunidade. É o meu contributo, a forma de eu ser cidadão.
Venha então mais um ano, que desejo bom para todos!
Enxidros era a antiga designação do espaço baldio da encosta da Gardunha acima da vila de São Vicente da Beira. A viver aqui ou lá longe, todos continuamos presos a este chão pelo cordão umbilical. Dos Enxidros é um espaço de divulgação das coisas da nossa freguesia. Visitem-nos e enviem a vossa colaboração para teodoroprata@gmail.com
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
domingo, 27 de dezembro de 2009
Invasões Francesas 10
Castelo Branco, em 1812, gravura do artista britânico George Cumberland Júnior, que acompanhou o Exército Inglês.
Ajuda ao Exército Luso-Inglês
Fazer a guerra requeria bom tempo e não respeitar esta regra podia custar caro. Assim aconteceu a Napoleão, na Campanha da Rússia, apanhado e vencido pelo General Inverno. Foi em 1812 e o Exército Francês sofreu 550 mil mortos.
Mas, em 1811, os franceses ainda andavam por cá, tal como continuaram em 1812.
E era preciso alimentar o Exécito Luso-Inglês que os combatia.
No mês de Dezembro de 1811, só houve uma requisição: o ganhão de Francisco Ferreira da Vila transportou bolacha de Abrantes para Castelo Branco, em 12 dias.
Ajuda ao Exército Francês
Na 1.ª Invasão, os franceses passaram por Castelo Branco, entre 20 de Novembro de 1807 e 9 de Janeiro de 1808.
A cidade de Castelo Branco e as povoações dos arredores, incluindo dos concelhos limítrofes, tiveram de fornecer alimentos e montadas aos franceses, a mando das autoridades portuguesas.
No meu livro “O Concelho de S. Vicente da Beira na Guerra Peninsular”, referi e citei um documento de um autor anónimo que descreveu a passagem dos franceses por Castelo Branco.
Na altura, conhecia apenas a parte do documento publicada por J. Ribeiro Cardoso. Mais tarde, tive acesso ao documento na íntegra, publicado no jornal “Terra da Beira”, nos anos de 1929 e 1930.
Pude então localizar, no tempo, com mais rigor, as contribuições dos nossos antepassados para o Exército Francês, pois a documentação consultada situava as nossas contibuições para os franceses, entre 20 de Novembro de 1807 e 30 de Março do ano seguinte.
A partir de finais de Novembro, a cidade de Castelo Branco, capital da Comarca, já esgotara os seus recursos e passou a requisitar alimentos nos povos e concelhos vizinhos. Por exemplo, no dia 6 de Dezembro, foram embargados todos os alimentos armazenados nas tulhas das Comendas da Comarca.
Assim, as contribuições do concelho de S. Vicente da Beira terão ocorrido quase todas no mês de Dezembro de 1807.
Seguem-se as entregas aos franceses, por parte da freguesia de S. Vicente da Beira, que constam da documentação consultada.
VILA
Ignes Caetana, viúva de Francisco Caldeira: 1 junta de bois machos + 1 cavalo + 41 alqueires de farinha
Berardo Joze Leal, feitor de Gonçallo Caldeira: 10 alqueires de centeio
Capitão Joaõ Duarte: 6 alqueires de feijão pequeno + 5 alqueires de milho grosso + 4 alqueires de feijão pequeno (em Tinalhas)
Capitão Joaõ Rodrigues Lourenço Caio e sogro: 5 alqueires de feijão pequeno + levou 1 carrada de farinha a Castelo Branco
Joze Custodio Ribeiro: 1 junta de bois machos + 4 alqueires de feijão pequeno + 3 alqueires de centeio
Antonio Leitaõ Canuto e sobrinho: 1 mula
Jozefa, viúva do San.to: 1 vaca + 1 carrada a C. Branco, com outra vaca de Joaõ Lopes
Joaõ Lopes: 1 vaca + 1 carrada a C. Branco, com outra vaca da Jozefa + 1 saca + 1 tamoeiro
Joze de Oliveira: 3 alqueires de milho grosso
Ignes, viúva de Domingos Rapozo: 6 alqueires de feijão pequeno
Anacleto Antunes: 1 vaca + 1 carrada a C. Branco, com outra vaca de Joaõ Bernardo + 1 saca
Joaõ Bernardo: 1 vaca + 1 carrada a C. Branco, com outra vaca de Anacleto Antunes
D. Anna Felicia de Azevedo: 6 alqueires de centeio + 4 alqueires de milho grosso
Padre Estevaõ Cabral: 5 alqueires de milho grosso
Joze Henriques Matias, feitor do Capitão-Mor de Alpedrinha Antonio Bernardo Esteves de Brito: 15 alqueires de centeio
Bento Lopes: 6 alqueires de feijão pequeno (estavam em C. Branco) + 3 sacos + 1 jugo de bois + 18 pães cozidos
Joze Bernardo Cardoso: 2 alqueires de farinha de milho + 1 macho ao serviço das tropas, durante 10 dias
PEREIROS
João Antunes: 5 alqueires de milho grosso + 1 saco
Bras Antunes: 4 alqueires de milho grosso
PARTIDA
Joze Vicente: 1 alqueire de milho grosso
Manoel Mateus: 1 alqueire de milho grosso
Venancio Freire: 1 alqueire de milho grosso
Manoel Martins: 1 alqueire de milho grosso
Maria Martins, viúva: meio alqueire de milho grosso + levar 1 carrada a C. Branco
Antonio Baranda: meio alqueire de milho grosso
Mateus Antunes: 1 alqueire de milho grosso
Isabel Leitoa, viúva, e filho: 1 alqueire e meio de milho grosso
Joze Leitaõ o Bógas: 1 alqueire de milho grosso
Manoel Alexandre: 2 alqueires de milho grosso + 1 saco
Domingos Joaõ: 1 alqueire e meio de milho grosso
Antonio Fernandes: 1 égua de coudelaria + 3 alqueires de milho grossoJoze Martins Pedro: 1 alqueire de milho grosso
Para saber mais, consultar: "O Concelho de S. Vicente da Beira na Guerra Peninsular", de José Teodoro Prata, publicado pela Associação dos Amigos do Agrupamento de Escolas de São Vicente da Beira, em 2006
sexta-feira, 25 de dezembro de 2009
Boas Festas
Passei a tarde e parte da noite da Consoada, em S. Vicente.
À chegada, ainda não havia filhoses para comer.
De manhã, a minha irmã Tina misturara os ingredientes e coubera ao Pedro da minha irmã São amassar. Depois do almoço, a massa ainda estava arreganhada e por isso foi colocada ao lado da lareira.
Preparava-me para ir visitar alguns familiares, quando a minha mãe deu pela massa já finta.
Já todos tinham saído, excepto a minha irmã Celeste, a minha filha Filipa e eu.
A Celeste continuou os preparativos para a Ceia de Natal e nós agarrámo-nos às filhoses.
A minha filha, que nunca vira fazer filhós, ficou a virá-las e eu e a minha mãe a tendê-las.
Fiz muitas asneiras, pois nunca tendera a massa, ainda por cima nas costas da mão. Dantes, era no redondo do joelho.
Desenrascámo-nos e estavam boas!
Enchi a barriga e visitei pessoas amigas. Depois ceámos e fomos ver a fogueira de Natal.
Se, com estes momentos plenos, eu não tivesse regressado feliz, era porque não estava de bem com a vida. Era exigir mais do que ela nos pode dar.
Boas Festas a todos.
A imagem é da fogueira deste 2009. Quem nos deu esta prenda foi o grupo de Moto 4, que há meses já oferecera um televisor aos nossos bombeiros, como aqui se noticiou.
Foram eles que encontrei, no sábado, ao Alto da Fábrica, a cortar o sobreiro, para a fogueira.
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quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Zé Nicho
O tempo fora de chuva, nos dias antes do Natal. Valeu à malta da inspecção ter começado cedo, em Outubro, a recolher troncos de castanheiro e sobreiro para a noite de Natal.
Era normalmente ao entardecer, depois dos trabalhos. Ouvia-se a corneta e todos sabiam que a rapaziada andava a tratar da fogueira do Menino Jesus. Os madeiros eram trazidos de tractor, já não em carros de bois, como nos anos passados. Arrumavam-se na Praça, a um canto, e monte crescia, até meados de Dezembro.
Mas depois deu em chover. Os chaparros, para atear os madeiros, já foram cortados a pingar.
No dia 24 de Dezembro, a malta das sortes andou todo o dia a montar a fogueira, no centro da Praça. Mas o desânimo lia-se nos rostos. Os madeiros estavam encharcados e de vez em quando caía um chuvisco ou mesmo uma pancada de água.
À noite, por volta das onze e meia, os rapazes convergem para a fogueira, armados de garrafões de vinho oferecidos por lavradores e de braçados de carqueija ou rama de pinheiro que cada um tinha em casa, resguardadas da chuva.
Abrem buracos no cone de lenha e enchem-nos de acendanhas. O fogo pega, mas logo esmorece. Mais rama seca. O fogo alastra, a malta anima-se, mas a chama não vinga.
Começam a chegar famílias, em fato domingueiro, para a Missa do Galo. Entram arreganhados, na Igreja, com a esperança de se aquecerem, à saída.
Homens e rapazes de anos anteriores ficam-se pela Praça, a apreciar como se desenrasca a malta da inspecção. Uns dão-lhes conselhos, outros atiram-lhes provocações. Alguns sentenciam que este ano não vai haver fogueira. Novas tentativas. A ala queima a caruma, mas não pega nos troncos e morre.
Aproxima-se mais um homem, vindo do lado da torre da Igreja. É baixo, sem ser pequeno. A magreza e o curvado do corpo apoucam-lhe a estatura. O rosto e as mãos estão enrugados e enegrecidos pelos rigores dos trabalhos passados e dos anos vividos.
Chega à fogueira e começa a esburacar. Os rapazes das sortes aproximam-se. Ele ranha-lhes de mansinho e eles obedecem-lhe. Algum mais folgazão dá-lhe uma palmada nas costas e elogia-o, em forma de agradecimento. Oferece-lhe um copo, mas ele recusa, concentrado no trabalho de abrir túneis por onde o ar tem de circular. O trabalho demora e o velho carvoeiro parece não ter pressa.
Mas o relógio da torre não se compadece. A uma hora aproxima-se e não tardarão a soar da Igreja os cânticos ao Menino Jesus.
A malta da inspecção afadiga-se, na esperança de ter fogueira à saída da missa. Depois, mesmo que o consiga, já será tarde.
Os túneis estão abertos. Os rapazes colocam lá dentro a rama de pinheiro e a carqueija, trazidas segunda vez por rapazes que tornaram a casa. A matéria seca pega fogo. A chama aguenta-se e vai entrando pela fogueira a dentro. Pouco arde por fora, mas no interior persistem focos de fogo, a adivinhar pela fumarada.
Já se ouve, na Igreja:
Alegrem-se os Céus e a Terra
Cantemos com alegria
Já nasceu o Deus Menino
Filho da Virgem Maria
E as pessoas começam a sair, a pouco e pouco, conforme beijam o Menino Jesus.
A Praça vai-se enchendo, todos envoltos no fumo que sai da fogueira. Alguns, a viver fora, já desabituados das lareiras, indignam-se por ficar com a roupa a cheirar a fumo e querem ir para casa, mas outros familiares teimam em ficar.
Pouco a pouco, o fumo da fogueira é substituído por alas de fogo que fazem crepitar os madeiros. Mais uns minutos e o cone negro torna-se um foco incandescente de luz e calor.
É tempo de festejar e o Ti Zé Nicho aceita aquele copo e muitos mais, ao longo da noite, que ainda é uma criança.
E canta-se. Primeiro o “Alegrem-se…” e depois:
Estava a cantar o Natal
À porta do capelão
Estava tão descansado
Que a Guarda deitou-me a mão
A Guarda deitou-me a mão
Vamos já daqui p´ra fora
São oitenta mil e quinhentos
Que saem do bolso p´ra fora
Qui tomba qui tomba
Qui dale qui dale
Toca na zamburra
Na noite de Natal
Cada um fica mais um pouco, uns minutos ou umas horas. O tempo preciso para se reabastecer de luz e calor, para mais um ano.
Conheci o Ti Zé Nicho nos anos da minha adolescência, pelos inícios dos anos 70, os desta crónica. Só o via uma vez por ano, precisamente nesta noite de Natal, e desconheço o seu nome completo e a que família pertencia. Morava nas cercanias da fonte de Santo António e chamava-se José, o que adivinho pelo diminutivo com que o identificávamos. Era carvoeiro e foi a sua sabedoria que garantiu o acendimento da fogueira de Natal muitas vezes, algumas presenciadas por mim.
No ano em que fui às sortes, com a malta de 1957, já teria falecido ou estaria doente, pois não me lembro dele, em redor da fogueira de Natal.
Este ano, o tempo anda igualmente invernoso e bem dava jeito à malta da fogueira tê-lo por perto. Mas os tempos também mudaram muito e agora há dinheiro para comprar combustíveis altamente inflamáveis, com que se regam os madeiros, em caso de necessidade.
Modernices, havia de ralhar o Ti Zé Nicho.
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domingo, 20 de dezembro de 2009
Boas Notícias
sábado, 19 de dezembro de 2009
Duas breves e um poema
Acabo de chegar de São Vicente. Para os que estão longe, duas notícias, uma boa e outra má, na esperança de que se torne boa.
Hoje, um feirante que montava a tenda junto à entrada da Casa Paroquial deu com o Padre Branco no chão, semi-nu e inconsciente.
A noite foi gelada.
Eram 7 horas da manhã e, miraculosamente, dia de mercado.
O feirante bateu à porta do senhor José Matias e foram os seus filhos Luís e Céu que recolheram o Padre Branco e o agasalharam, enquanto não chegava a ambulância.
Que não seja ainda desta que o velho leão nos deixe!
Darei notícias.
No regresso, dei com uma valente brigada a cortar o grande e ancião sobreiro do Alto da Fábrica, no cruzamento para o Casal do Pisco. Não soava a corneta, nem vi garrafões de vinho, mas foi bonito!
No largo, junto à Igreja, a cama de saibro já está pronta e coberta de toros. Mais estes e temos fogueira garantida. Que faça bom tempo, pois já não temos o Ti Zé Nicho!
Um poema de Miguel Torga, também ele das serranias de um interior:
NATAL
Devia ser neve humana
A que caía no mundo
Nessa noite de amargura
Que se foi fazendo doce...
Um frio que nos pedia
Calor irmão, nem que fosse
De bichos de estrebaria.
Diário IV, Natal de 1948
Hoje, um feirante que montava a tenda junto à entrada da Casa Paroquial deu com o Padre Branco no chão, semi-nu e inconsciente.
A noite foi gelada.
Eram 7 horas da manhã e, miraculosamente, dia de mercado.
O feirante bateu à porta do senhor José Matias e foram os seus filhos Luís e Céu que recolheram o Padre Branco e o agasalharam, enquanto não chegava a ambulância.
Que não seja ainda desta que o velho leão nos deixe!
Darei notícias.
No regresso, dei com uma valente brigada a cortar o grande e ancião sobreiro do Alto da Fábrica, no cruzamento para o Casal do Pisco. Não soava a corneta, nem vi garrafões de vinho, mas foi bonito!
No largo, junto à Igreja, a cama de saibro já está pronta e coberta de toros. Mais estes e temos fogueira garantida. Que faça bom tempo, pois já não temos o Ti Zé Nicho!
Um poema de Miguel Torga, também ele das serranias de um interior:
NATAL
Devia ser neve humana
A que caía no mundo
Nessa noite de amargura
Que se foi fazendo doce...
Um frio que nos pedia
Calor irmão, nem que fosse
De bichos de estrebaria.
Diário IV, Natal de 1948
sábado, 12 de dezembro de 2009
Dois Artistas
Muitos nunca ouviram falar deles e quase todos desconhecem a importância que tiveram para S. Vicente, nos meados do século XX.
Eu ainda conheci o Zé Companhia, como era conhecido, por andar sempre acompanhado de um grupo de aprendizes de pedreiro. Um deles foi o meu pai.
Mas nunca ouvira falar do João Engenheiro que, já reformado e doente, morava no n.º 20 da Rua da Costa, cerca de 1950. Com ele e a sua esposa partilharam os meus pais esta habitação: eles viviam na casa das traseiras e os meus pais, recém-casados, na que dá para a rua.
O João Engenheiro, como lhe chamavam, trabalhou em Lisboa, como desenhador, e voltou à sua terra natal, onde era solicitado por muitos a traçar plantas de casas e de outras obras de arte. Por exemplo, a ele se deve a traça da casa n.º 36 da Rua do Convento, propriedade de José Maria dos Santos, recentemente falecido.
Ao Zé Companhia coube o primeiro alargamento da Rua da Igreja, então estreita e em diagonal, da esquina da casa do Visconde da Borralha à esquina do lado oposto, no fundo da rua. Cortaram-se as casas a direito e reconstruíram-se novas fachadas. Da antiga rua, permaneceram a casa em frente à Igreja e a casa no topo da rua, frente à fonte de Santo António, só cortadas na década de 70. E assim se chegou à via que temos hoje.
Mas foi sobretudo juntos que mais se distinguiram. A Junta de Freguesia da época, presidida por Manuel da Silva, pediu ao João Engenheiro que desenhasse uma fonte para a Praça. Ele traçou-a e o Zé Companhia construiu-a. Foi em 1947 e chamaram-lhe Fonte de São João de Brito.
A seguir, a Junta de Freguesia chamou-os para restaurar o brasão que durante séculos encimara a porta de entrada da Câmara Municipal. Perdera-se a coroa por cima do escudo. O João Engenheiro desenhou-a e o Zé Companhia trabalhou a pedra e inseriu o brasão completo na parede da fachada do edifício dos antigos paços do concelho, onde o podemos admirar.
O João Engenheiro, de quem não sei o nome completo, nasceu e foi criado, na casa n.º 26 da Rua do Beco, onde os pais tiveram uma taberna durante muitos anos. A irmã, Maria de Deus, era a esposa do João Jerónimo (dos Arrebotes), donos da taberna na Rua da Igreja, já referida neste blogue.
José Diogo, em fotografia cedida pela neta Cristina Bartolomeu.
O Zé Companhia era o José Diogo, cuja genealogia apresentamos:
1. Agostinho Diogo casou com Maria de São João, ambos de S. Vicente da Beira, onde viveram na passagem do século XIX para o século XX.
2. José Diogo (1902-1977), filho dos anteriores, casou com Maria do Carmo, também natural de S. Vicente da Beira. O casal teve os seguintes filhos:
3. João Diogo Costa, casado com Ilda Caio; Maria das Dores, casada com João Gonçalves; Manuel Diogo, casado com Ana Maria Rodrigues (ambos falecidos); Maria do Patrocínio, casada com José Duarte (falecido); António do Carmo Diogo, casado com Maria da Conceição Nunes Candeias; José Diogo, casado com Chantal Lamblin.
A fonte de São João de Brito avista-se na esquina da Praça, entre o pelourinho e o coreto. Fonte e coreto foram demolidos cerca de 1970, no âmbito de um plano de remodelação da Praça. A casa com varanda, à esquerda, foi onde nasceu o João Engenheiro. Foto do Pedro Gama Inácio.
A fonte de São João de Brito. Foto do Pedro Gama Inácio. A imagem está invertida.
Pormenor da parte da fonte aproveitada, cerca de 1980, para fazer o fontanário existente junto à capela de São Francisco.
Outra parte da fonte, reaproveitada para fazer este marco de água em tanque, nas obras de requalificação da Praça, em 2003-2004. Ao fundo, a esquina onde se situava a fonte de São João de Brito.
Fachada do edíficio da antiga Câmara Municipal, com o brasão ali colocado cerca de 1950. Durante séculos, o brasão esteve por cima da porta de entrada da Câmara.
O brasão manuelino, com a coroa real recuperada pelo João Engenheiro e pelo Zé Companhia. Mesmo na fotografia conseguem-se notar os diferentes tons das pedras utilizadas nas duas partes.
Eu ainda conheci o Zé Companhia, como era conhecido, por andar sempre acompanhado de um grupo de aprendizes de pedreiro. Um deles foi o meu pai.
Mas nunca ouvira falar do João Engenheiro que, já reformado e doente, morava no n.º 20 da Rua da Costa, cerca de 1950. Com ele e a sua esposa partilharam os meus pais esta habitação: eles viviam na casa das traseiras e os meus pais, recém-casados, na que dá para a rua.
O João Engenheiro, como lhe chamavam, trabalhou em Lisboa, como desenhador, e voltou à sua terra natal, onde era solicitado por muitos a traçar plantas de casas e de outras obras de arte. Por exemplo, a ele se deve a traça da casa n.º 36 da Rua do Convento, propriedade de José Maria dos Santos, recentemente falecido.
Ao Zé Companhia coube o primeiro alargamento da Rua da Igreja, então estreita e em diagonal, da esquina da casa do Visconde da Borralha à esquina do lado oposto, no fundo da rua. Cortaram-se as casas a direito e reconstruíram-se novas fachadas. Da antiga rua, permaneceram a casa em frente à Igreja e a casa no topo da rua, frente à fonte de Santo António, só cortadas na década de 70. E assim se chegou à via que temos hoje.
Mas foi sobretudo juntos que mais se distinguiram. A Junta de Freguesia da época, presidida por Manuel da Silva, pediu ao João Engenheiro que desenhasse uma fonte para a Praça. Ele traçou-a e o Zé Companhia construiu-a. Foi em 1947 e chamaram-lhe Fonte de São João de Brito.
A seguir, a Junta de Freguesia chamou-os para restaurar o brasão que durante séculos encimara a porta de entrada da Câmara Municipal. Perdera-se a coroa por cima do escudo. O João Engenheiro desenhou-a e o Zé Companhia trabalhou a pedra e inseriu o brasão completo na parede da fachada do edifício dos antigos paços do concelho, onde o podemos admirar.
O João Engenheiro, de quem não sei o nome completo, nasceu e foi criado, na casa n.º 26 da Rua do Beco, onde os pais tiveram uma taberna durante muitos anos. A irmã, Maria de Deus, era a esposa do João Jerónimo (dos Arrebotes), donos da taberna na Rua da Igreja, já referida neste blogue.
José Diogo, em fotografia cedida pela neta Cristina Bartolomeu.
O Zé Companhia era o José Diogo, cuja genealogia apresentamos:
1. Agostinho Diogo casou com Maria de São João, ambos de S. Vicente da Beira, onde viveram na passagem do século XIX para o século XX.
2. José Diogo (1902-1977), filho dos anteriores, casou com Maria do Carmo, também natural de S. Vicente da Beira. O casal teve os seguintes filhos:
3. João Diogo Costa, casado com Ilda Caio; Maria das Dores, casada com João Gonçalves; Manuel Diogo, casado com Ana Maria Rodrigues (ambos falecidos); Maria do Patrocínio, casada com José Duarte (falecido); António do Carmo Diogo, casado com Maria da Conceição Nunes Candeias; José Diogo, casado com Chantal Lamblin.
A fonte de São João de Brito avista-se na esquina da Praça, entre o pelourinho e o coreto. Fonte e coreto foram demolidos cerca de 1970, no âmbito de um plano de remodelação da Praça. A casa com varanda, à esquerda, foi onde nasceu o João Engenheiro. Foto do Pedro Gama Inácio.
A fonte de São João de Brito. Foto do Pedro Gama Inácio. A imagem está invertida.
Pormenor da parte da fonte aproveitada, cerca de 1980, para fazer o fontanário existente junto à capela de São Francisco.
Outra parte da fonte, reaproveitada para fazer este marco de água em tanque, nas obras de requalificação da Praça, em 2003-2004. Ao fundo, a esquina onde se situava a fonte de São João de Brito.
Fachada do edíficio da antiga Câmara Municipal, com o brasão ali colocado cerca de 1950. Durante séculos, o brasão esteve por cima da porta de entrada da Câmara.
O brasão manuelino, com a coroa real recuperada pelo João Engenheiro e pelo Zé Companhia. Mesmo na fotografia conseguem-se notar os diferentes tons das pedras utilizadas nas duas partes.
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