Ando a recolher a obra dos poetas da nossa terra, no âmbito de um projeto de que falaremos lá mais para diante. O Pedro Inácio Gama facultou-me alguns poemas assinados com as iniciais V.P.C., referentes a acontecimentos da década de 1950, na Vila. Alguém faz ideia de quem foi este V.P.C.?
Na época, uma das pessoas que publicava poesia, além do José Lourenço, era o professor Couto (Artur Eugénio Couto). A serem dele, as iniciais seriam A.E.C.. Ou será que ele queria ficar incógnito? Mas alguma poesia dele vem assinada...
José Teodoro Prata
4 comentários:
O Prof. Couto assina A. Couto (Pelourinho, nr. 26).
Sem saber responder à pergunta do ZTP, deixo 2 desafios, por agora, para mim, enigmas:
1. Quem é um Mário Soares, que, em escrita datada de Julho de 1925, escreve uns deliciosos "Fadinho de S. Vicente", "O que ele faz!..." e "Como eu o conheci", este último sobre o "grande Viriato... mui ilustre farmacêutico de S. Vicente da Beira"(Pelourinho, nr 139, JUL-DEZ 1973).
2. Quem será o autor de um certo "Reverso da medalha: o que falta à nossa adorada terra", publicado no mesmo Pelourinho, nr. 21, ABR 1962.
3. Quem é Aníbal Monteiro?
Afinal são 3!
Cumprimentos.
JMT
Desvendado o primeiro enigma: VPC significa Vicentino Pelo Coração, expressão que o José Lourenço por vezes usava para se identificar.
Sempre ouvi dizer que Mário Soares foi um senhor da região de Lisboa, que veio de férias com um amigo de São Vicente e aqui passou um mês, como diz no fadinho.
Postar um comentário