sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

1.º Aniversário

Hoje, o Enxidros está de parabéns, faz um anito.
Foram 91 postagens, quase duas por semana, muito acima das minhas expectativas.
A minha ideia inicial era fazer uma espécie de jornal digital, de periodicidade semanal. O blogue desenvolver-se-ia em dois vectores, a que se juntou depois um terceiro:
a)Publicar notícias da actualidade local, histórias de vida e documentos históricos.
b)Progressivamente, transformar o blogue pessoal no blogue de uma equipa de pessoas com um projecto comum.
c)Cedo se me impôs a necessidade de o blogue ter a dimensão da freguesia e não só da povoação de S. Vicente da Beira, pois tudo está interligado, tanto no plano físico como no humano.
A aposta da alínea a) foi plenamente conseguida, embora esteja ainda longe do ideal, sobretudo no que se refere à publicação de notícias da actualidade. Mas sozinho, a viver em C. Branco, dificilmente poderei fazer melhor.
Quanto à alínea b), não consegui o que desejava, embora pouco tenha feito para o conseguir. É um projecto de médio prazo, que ainda pode vir a concretizar-se. Proponho que, quem quiser trabalhar comigo, comece como colaborador e mais tarde, se houver entrosamento, passe a administrador.
Por muitas razões, o Enxidros continuará a centrar-se na povoação de S. Vicente da Beira, mas tenho consciência de que só temos a ganhar ao alargar o seu âmbito à área geográfica da freguesia, sempre que possível.
Comecei com um blogue criado e administrado pela minha filha. Depois, pouco a pouco, tomei-lhe as rédeas.
Nas histórias de vida, usei o que tinha mais à mão, episódios da minha vida. Mas começam a escassear. Vou ter de procurar por fora, se entretanto os colaboradores não forem aparecendo.
Por vezes, o Enxidros parece um blogue pessoal e familiar, mas nunca foi essa a intenção. Não o encaro sequer como coisa privada. É antes a minha forma de participar a vida da nossa comunidade. É o meu contributo, a forma de eu ser cidadão.
Venha então mais um ano, que desejo bom para todos!

3 comentários:

medronheira disse...

Parabéns meu AMIGO.
Desejo-te um bom ano e tenho muitas saudades tuas

medronheira disse...

Parabéns Zé pelo teu excelente trabalho.
1.º Um grande abraço
2.º Um bom ano
3.º Já tenho saudades tuas

Anônimo disse...

OLA SOU JOAO MARIA CRAVEIRO DE SAO VICENTE E VIVO EM FRANCA E NAO PODES IMAGINAR O PRAZER QUE TENHO AO LER ESTE BLOG SOBRE AS NOVIDADES E A HISTORIA DA TERRA