sexta-feira, 23 de abril de 2010

Artista determinada

A nossa Luzita desceu à cidade, para receber um prémio. A notícia e a foto são do jornal Reconquista, que aqui reproduzo, para quem está longe. É fácil identificá-la, no centro da fotografia.


Os participantes do concurso "A minha cidade é Arte", organizado pela Biblioteca Municipal de Castelo Branco, receberam no passado dia 14 de Abril, os prémios pela realização dos respectivos trabalhos numa cerimónia informal.

Numa nota enviada à nossa redacção refere-se que os objectivos lançados por este concurso foram integralmente atingidos e passavem pela promoção da escrita criativa e valorização da expressão literária.
Esta foi, igualmente, uma forma de estimular o interesse pelas artes plásticas e dar a conhecer os artistas plásticos do concelho.
Segundo reza a mesma nota, a participação ultrapassou os limites geográficos definidos e no decorrer do prazo porposto para realização e entrega dos trabalhos, inúmeros foram os albicastrenses, mesmo os que residem fora do concelho, a procurar informação para melhor adptarem a sua obra ao concurso.

Destaca-se a participação de Maria da Luz Candeias que não quis faltar à cerimónia de entrega dos prémios, deslocando-se de S. Vicente da Beira, numa ambulância, devido à sua deficiencia motora. Trouxe inúmeros admiradores dos seus trabalhos artísticos nas áreas de desenho e escrita, mas acima de tudo da sua determinação e criatividade.

O primeiro prémio foi entregue a Ana Teresa Serra Lourenço, na categoria ‘Prosa’, escalão Infanto-Juvenil. Nesta mesma categoria, no escalão Adulto, o primeiro prémio foi arrebatado por Odete Gavina, e o segundo por Maria da Luz Teodoro Candeias e Carlos Alberto Pires Poças. Já p terceiro prémio também foi repartido entre Helena Pires Alves e Luís Tiago Carvalho.
Na categoria ‘Poesia’, no escalão Adulto, ficou em primeiro lugar António José Alves Oliveira; o segundo lugar foi conseguido por Maria Deolinda Nunes.
Sofia Manuela Cameira Afonso conseguiu o primeiro prémio, na categoria Fotografia, escalão Adulto; Pedro dos Reis Antunes, o segundo.
O primeiro ligar da categoria Desenho, escalão infantil, foi entregue ao Jardim-Escola João de Deus - Bibe Encarnado, sala dos 4-5 anos, cabendo o segundo ao Jardim de Infância Santa Casa da Misercórdia n.º1, sala dos 5 anos.
A Casa de Infância e Juventude ficou em primeiro lugar na categoria Desenho, escalão Infanto-juvenil, em simultâneo com a Escola EB1 da Mina, (6 – 10 anos). em segundo ficaram João Pedro Martins e Cristiano Filipe Lopes Pedro. Já em terceiro, nesta mesma categoria ficou o Centro Social Amigos da Lardosa.
A categoria Desenho, escalão Adulto, foi conquistada ex-aequo por Ana Matias e Carlos Alberto Pires Poças.

Nenhum comentário: