sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Recordações

Que bom seria se todos os meninos tivessem um amigo e um brinquedo no Natal! E tantas outras coisas que nos fartamos de apregoar e, se calhar, praticamos pouco…
Mas este conto da Sophia de Mello Breyner, adaptado pelo José Teodoro, fez-me lembrar uma casinha que eu também tive em criança. Na altura os meus avós traziam à renda o Casal que agora é da família Matias. Logo à entrada, quase por detrás da capela da Santa Bárbara, havia uma cova escavada na rocha onde eu e as minhas primas montávamos a nossa casa durante as férias de verão. Tinha tudo: cozinha, sala e quarto. A mobília, eram bocados de tábuas e paus; a louça, cacos que encontrávamos, latas de sardinha, etc; a roupa, farrapos que nos davam ou roubávamos à avó ou às mães. A comida, toda a espécie de coisas que apanhávamos na horta ou os restos da cozinha. Se não houvesse nada, também serviam umas ervas apanhadas logo ali. Eram férias bem passadas! O pior era quando acabavam e ficava a tristeza da separação e um longo ano pela frente, até ao próximo verão…
Depois compraram o casal e tivemos que sair de lá. Ainda hoje, quando por ali passo, dou comigo muitas vezes a espreitar o sítio onde era a nossa casinha. A cova já lá não está há muito tempo, mas as memórias, ninguém mas tira …
A propósito de memórias e de Natal (Natal também é memórias), não resisto a partilhar um poema do José Luis Peixoto que ouvi há dias e achei muito bonito:

Na hora de pôr a mesa

na hora de pôr a mesa, éramos cinco:
o meu pai, a minha mãe, as minhas irmãs
e eu. depois, a minha irmã mais velha
casou-se. depois, a minha irmã mais nova
casou-se. depois, o meu pai morreu. hoje,
na hora de pôr a mesa, somos cinco,
menos a minha irmã mais velha que está
na casa dela, menos a minha irmã mais 
nova que está na casa dela, menos o meu
pai, menos a minha mãe viúva. cada um
deles é um lugar vazio nesta mesa onde 
como sozinho. mas irão estar sempre aqui.
na hora de pôr a mesa, seremos sempre cinco.
enquanto um de nós estiver vivo, seremos
sempre cinco.


M. L. Ferreira

2 comentários:

Ernesto Hipólito disse...

Libânia.

Sua sentimentalona. As coisas bonitas que tu escreves fazem despertar em nós sentimentos que estavam escondidos sob uma grande camada de pó. Fui até à procura de uma coisa que tenho guardada há muitos anos mas que por estar a chegar o Natal acho que se pode enquadrar. É do Pedro Homem de Mello e é só isto:

PRESÉPIO

Duas tábuas...
E era um berço!

Tudo escuro
E alumiava!

Estaria Deus lá dentro?

Fomos a ver...

E lá estava!



Ernesto.

Anônimo disse...

É assim, Ernesto, os poetas têm esta facilidade quase mágica de, com palavras simples, dizerem aquilo que nós, por mais voltas que demos ao dicionário, nunca conseguiremos definir…

M. L. Ferreira