sábado, 17 de outubro de 2015

Em extinção?





Encontrei, na internet, os gráficos acima apresentados. 
Refletem uma realidade perturbadora que já por várias vezes aqui abordámos.
É quase uma atitude masoquista mostrar isto (e não o faço de ânimo leve), mas também não vale a pena enterrarmos a cabeça na areia, como se nada se passasse.

José Teodoro Prata

Um comentário:

Anônimo disse...

É de facto preocupante a leitura destes gráficos! Em menos de cem anos, até meados do século passado, a população quase duplicou e, salvo por altura da pneumónica, o crescimento foi constante. Atualmente estamos reduzidos a menos de um terço, com a população idosa a aumentar bastante e as crianças cada vez menos. Mas, também aqui, parece que somos o espelho do resto do País.
Felizmente que nasci num tempo em que quase todos tínhamos muitos irmãos e na rua havia sempre amigos para brincar.
Mas não são só más notícias sobre a nossa terra. Hoje estive na Covilhã, no lançamento de um livro do nosso conterrâneo Ernesto Candeias Martins. À semelhança do primo José Candeias, é mais um dos nossos de que devemos orgulhar-nos. Ele há famílias assim!...
Para quem ainda não sabe, o livro chama-se INFÂNCIA Marginalizada e Delinquente na 1ª República (1910- 1926) De Perdidos a Protegidos… e educados. Pela apresentação, deve ser um daqueles livros a não perder para quem se interessa por estas questões. Gostei de ver uma fotografia que mostraram em que aparecia o Dr. Ramos Preto à conversa com um aluno no Colégio de S. Fiel.

M. L. Ferreira