domingo, 30 de abril de 2017

1.º de Maio


A imagem não tem qualidade, mas, pela foto de Mário Soares a chegar de Paris e pelo subtítulo, 
a notícia será de um dos dias entre 25 de Abril e 1 de Maio.
No 1.º de Maio comemoram-se as lutas pela jornada 8 horas de trabalho, 
iniciadas em Chicago e duramente reprimidas.
Em Portugal, essa conquista só chegou depois do 25 de Abril, assim como o feriado.
Para se ter uma ideia da situação do mundo do trabalho, num país com o catolicismo como religião oficial do Estado, foi necessário chegarem ao poder os "hereges" republicanos (1.º República, 1910-1826), para que os trabalhadores conseguissem o direito ao descanso semanal (ao domingo).
Por isso, o feriado do 1.º de Maio encerrada uma simbologia muito forte!
E por isso não irei às compras amanhã, seria uma falta de respeito pelos trabalhadores que iria encontrar. Já basta a sofreguidão com que as entidades patronais tentam desregular a vida familiar dos seus empregados, não é preciso que eu alinhe.

Depois de Abril, lembro-me que colaborei nas comemorações do 1.º de Maio, em São Vicente: jogo de futebol e convívio entre solteiros e casados.
Essas comemorações mantiveram-se no Clube dutrante anos. 
Nunca lá pus os pés, pois para o meu pai o feriado era a altura ideal (tal com o do 25 de Abril) para fazer as lavras e as sementeiras no Ribeiro de Dom Bento e na Horta de Estêvão.
Nos anos em que estive no Clube, ajudava a organizar as coisas, 
mas depois ficava-me pelos restos (os sons) que chegavam às Quintas.
Naquela altura ficava revoltado, mas agora, sempre que é Abril ou Maio, apetece-me ir para lá.
Foi o que fiz este ano no 25 de Abril, mas amanhã não, vou com amigos a Malpica, lembrar o Zeca Afonso.


Catarina Euifémia foi assassinada numa greve pela jornada das 8 horas.

José Teodoro Prata

3 comentários:

Anônimo disse...

Maio é o mês da esperança, prelúdio do verão, mês de Maria
Os dias crescem, as noites diminuem, os prados verdejam e a esperança num futuro melhor para toda a humanidade inicia-se logo no primeiro dia do mês dedicado ao trabalhador, ao povo anónimo que trabalha o ano inteiro
Empregadores e empregados unidos criam riqueza para que o mundo seja cada vez mais próspero e feliz
O comércio,a industria... no dia primeiro de Maio devia encerrar as portas para que os operários pudessem conviver alegremente.
J.M.S

Anônimo disse...

Não sé em que pais vivemos, a poucos dias a seguir ao 25 de abril de 1974 foi pela primeira vez o 1º de maio como feriado, após longos anos de Ditadura, hoje o 1º de maio não tem significado para a maioria dos trabalhadores, a grande luta em 1886 pelas 8 horas de trabalho diárias por milhares de trabalhadores por todo o mundo onde houve condenações à morte e prisão perpétua, continuamos a viver tempos onde o capitalismo MANDA... Trabalhavam 16 horas... "O 1º de maio devia ser feriado para todos os trabalhadores e garantir os serviços mínimos na saúde, segurança e transportes". As pessoas que trabalhassem do 1º de maio deviam ser compensadas com o dia seguinte e assim sim era justiça pelo dia do Trabalhador.
J.G

Anônimo disse...

É verdade! Durante alguns anos o feriado do 1º de Maio era respeitado ainda mais que o dia de Natal. Mas a pouco e pouco as pessoas têm vindo a perder a vergonha e, enquanto os patrões obrigam os empregados a trabalhar nesse dia, a nós até nos dá jeito ter os supermercados abertos para aproveitar as promoções. Até parece que estamos todos (são poucas as exceções) a tentar fechar as portas que Abril abriu (Ary dos Santos). E depois queixamo-nos…

M. L. Ferreira