quinta-feira, 11 de julho de 2019

Enxertias

Há uns tempos, mostrei-vos um pessegueiro nascido do tronco de uma amendoeira que ardeu no fogo. Fora enxertada num pessegueiro.
Hoje trago-vos algo parecido. Há anos reparei que rebentavam marmeleiros da base de uma pereira. Transplantei-os, pois tinham raiz. Este ano enxertei-os de pereira e pegaram.
São de uma variedade que andava a namorar há que tempos, mas não conseguia encontrar. Então fui à Horta de Estêvão da minha irmã Fátima buscar uns garfos de uma pereira que o meu pai ali plantou. É daquelas que dão peras pequeninas, em forma de pera, muito docinhas!


José Teodoro Prata

3 comentários:

Anônimo disse...

A natureza é maravilhosa na sua força e persistência pela renovação. O ser humano tem que aprender também a nunca desistir perante as imtempéries, a saber levantar-se, continuar em frente e aproveitar tudo o que de bom tem a vida e por vezes não nos apercebemos e está ali mesmo ao lado. Zé Teodoro, há ali para a Oriana uns terrenos a precisar de umas árvores de fruto. (Neste blogue não se podem por smiles? - Faz de conta que pus um).
Tina Teodoro

José Teodoro Prata disse...

Por acaso tenho árvores enxertadas de sobra!

M. L. Ferreira disse...

As coisas que a gente aqui aprende! Só conhecia os enxertos em árvores da mesma espécie, não sabia que eram possíveis estes, para mim, quase milagres da natureza.
Tinha no meu quintal uma tangerineira que dava tangerinas de muito má qualidade. Um dia comentei com o Chico Insa que tinha que a cortar porque só estava a ocupar terreno.Passados uns dias entra-me o Chico pelo quintal a dentro e, corta daqui, ata dali, o certo é que este ano já lá tive tangerinas, limas e limões, tudo na mesma árvore.