domingo, 13 de outubro de 2019

Um enxame "bravio"

O meu primo João Candeias tinha um enxame de abelhas entre uma rocha e a raiz dum pinheiro. Comprámos o equipamentos necessário e, vestidos a rigor, fomos mudá-lo para uma colmeia.
Não foi fácil, pois era preciso deslocar a rocha.

 

Tinha uns 8 favos, uns grandes  e outros pequenos. Havia alguma criação, mas pouco mel, pois já há mais de dois meses que não há floração. 

 

Prendemos os favos aos quadros e colocámo-los na colmeia.


 E lá deixámos as abelhas na sua nova casa, guardadas pelo caça-vespas asiáticas.

Dirão que era melhor deixar a natureza funcionar por si. Neste caso, tenho dúvidas que o enxame sobrevivesse até à primavera, sem alimento e sob os ataques constantes das vespas.

José Teodoro Prata
(Fotos do Francisco Luzio)

3 comentários:

Anônimo disse...

Parecem dois astronautas à procura de minério precioso numa das luas de saturno.
Ó senhor apicultor revele lá o segredo do caça-vespas não caçar as melíferas?
É só o simples facto de terem casa próximo?
Admirou-me o tamanho dos favos num simples buraco.
Abraço aos artistas
FB

José Teodoro Prata disse...

Receitas de produtos atrativos para insetos, sem atrair abelhas:
Inverno e primavera: 1 l de vinho branco, 1 l de cerveja e 1 l de groselha (pode usar-se só vinho ou só cerveja, não os dois)
Verão e outono: 3 l de água, 1 l de açúcar e 50 g de fermento.
O álcool e o fermento é que afastam as abelhas.

Há bastantes vespas asiáticas em São Vicente. Aliás, como afirmava um biólogo há dias na tv, elas vieram para ficar. Temos é de controlar o seu número e os seus efeitos sobre a apicultura. Mas a questão não é linear, pois com elas morrem também as nossas vespas, tão importantes para controlo das pragas de piolhos...

M. L. Ferreira disse...

Vai-me dar um jeitão a receita da armadilha: É que, já há algum tempo, apareceram aqui no meu quintal umas abelhas tão bonitas, que eu fiquei maravilhada; depois disseram-me que eram as asiáticas, e agora ando com medo delas, embora me digam que só atacam quando estão perto do ninho. Mas vá-se lá saber...
Esse enxame a produzir mel sem qualquer intervenção humana é uma maravilha. Devia ser esses favos, encontrados quase de forma espontânea, que os nossos antepassados mais longínquos também se alimentavam. Mas sem os fatos de "astronauta", devia ser complicado.