sexta-feira, 12 de março de 2021

Bota-de-elástico

 Passou esta semana, no RACAB, o meu Podcast sobre esta expressão. Aqui vo-la deixo, juntamente com esta imagem das botas-de-elástico (este é um modelo atual, mas seriam parecidas).

Bota-de-elástico

Esta é uma expressão com História.

As botas-de-elástico eram curtas e tinham elásticos dos lados dos canos, para melhor se adaptarem aos pés. Foram usadas até meados do século XX, especialmente pelos mais idosos. Por serem associadas às pessoas de mais idade e por terem passado de moda, passaram a simbolizar o que estivesse desatualizado e ultrapassado.

Por isso, a expressão bota-de-elástico significa alguém conservador, resistente a mudanças.

António de Oliveira Salazar, que liderou Portugal entre 1932 e 1968, como Presidente do Conselho de Ministros e chefe do partido único, a União Nacional, usava com frequência este tipo de calçado e por isso ganhou a alcunha de O Botas.

José Teodoro Prata

3 comentários:

M. L. Ferreira disse...

Quem diria que passados tantos anos, as botas com elásticos (as próprias, não as metafóricas), voltavam a estar na moda. E por mérito próprio, pois são cómodas e práticas, evitando a trabalheira dos atacadores.
Acho interessantes estas explicações sobre a razão de ser das coisas, mas penso que muitas pessoas não pensa muito nisso. Pela minha parte, sinto-me muitas vezes incomodada por não conseguir responder à curiosidade, sobretudo dos meus filhos, sobre coisas que tinha obrigação de saber, mas nas quais nunca pensei. Talvez seja o resultado da falta de estímulo à curiosidade que, na idade dos “porquês” tivemos, tanto na família como na escola.
Esta publicação é um bom exemplo de como estas histórias têm interesse para toda a gente.

TI disse...

E eu, que desde há 5 anos que vim definitivamente para o campo, passei a usá-las para os trabalhos do dia-a-dia mal as vi à venda numa loja agrícola, e só depois da sogra ter usado - Não a Expressão, mas sim a Designação - é que fui levado a perceber essa realidade, quando ela se referiu às pessoas que as usavam e eu a ouvir o relato e com umas nos pés... Fez-se Luz, finalmente !!!

E vim pela net fora, a procurar a possível relação entre uma coisa e outra, e que melhor explicação poderia ter encontrado senão esta deste nosso Blogger ?

Bem Haja e Obrigado !

TI disse...





E eu, que desde há 5 anos que vim definitivamente para o campo, passei a usá-las para os trabalhos do dia-a-dia mal as vi à venda numa loja agrícola, e só depois da sogra ter usado - Não a Expressão, mas sim a Designação - é que fui levado a perceber essa realidade, quando ela se referiu às pessoas que as usavam e eu a ouvir o relato e com umas nos pés... Fez-se Luz, finalmente !!!

E vim pela net fora, a procurar a possível relação entre uma coisa e outra, e que melhor explicação poderia ter encontrado senão esta deste nosso Blogger ?

Bem Haja e Obrigado !