A fotografia mostra os últimos aerogeradores colocados nos cumes da Gardunha, em meados de 2008. Situam-se no Cabeço do Mastro, um de cada lado do cume, mesmo junto ao Alto da Portela (ou Portela de S. Vicente), onde passava a estrada de S. Vicente para o Fundão.
Em primeiro plano, vêem-se as Quintas: a casa e fazenda dos herdeiros de Maria da Luz Romualdo e depois a casa do senhor Augusto.
A empresa GENERG instalou cerca de duas dezenas de aerogeradores na parte oeste da serra Gardunha, entre o Cabeço do Engarnal e o Cabeço do Mastro. A central eléctrica localiza-se nas Rochas de Cima. É chamado o Parque Eólico da Gardunha.
Neste ano de 2009, vai iniciar, na nossa serra, a construção de um novo parque eólico, para produção de 25 megawatts de energia, num investimento de 35 milhões de euros. Estará concluído em 2010.
A Beira Baixa já é auto-suficiente em energia, pois a produção dos vários parques da GENERG, situados em diferentes locais do distrito, abastece de electricidade a região e ainda exporta para fora, em quantidade igual à que se consome cá dentro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário