sábado, 10 de outubro de 2009

Canuto

O Paulo Duarte Almeida, autor do comentário na publicação “Gosto de figos”, de 10 de Setembro, diz-se descendente de João Leitão Canuto, que viveu em finais do século XVIII e inícios do século XIX, referido na publicação “Invasões Francesas 5”, de 26 de Setembro.
É filho de Maria de Jesus e de Francisco Nicolau. Mas este Francisco Nicolau não é cunhado do P.e Jerónimo, como eu julguei, na resposta ao comentário do Paulo.
A sua mãe era irmã de Basílio Moreira, casado com Maria Libânia, uma das irmãs do P.e Branco.
A minha tia Maria de Jesus Nicolau, casada com João Teodoro, o irmão do meu pai, era sua tia-avó.
A genealogia de Maria de Jesus, a mãe do Paulo Almeida, pode ser consultada no site de genealogias: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=280140.
Neste site, existem informações sobre outras famílias da nossa terra.
Também a obra em três volumes “Famílias da Beira Baixa”, de Manuel da Silva Rolão, recentemente editada e que pode ser consultada, pelo menos, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco e na Torre do Tombo, em Lisboa, tem inúmeras referências a famílias de S. Vicente da Beira.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro José Teodoro

A tia Maria de Jesus Nicolau, a Maria da Luz Nicolau, o Francisco Nicolau (que casou com a Maria da Anunciação Moreira) eram irmãos do meu avô paterno Alexandre Nicolau, e por sua vez o João Teodoro, marido da tia Maria de Jesus Nicolau era primo direito do meu pai (João Rosa Nicolau), já que a minha avó paterna Maria José Rosa era irmã do tio Joaquim Teodoro e do seu avô Francisco Teodoro.
Pelo que o Francisco Nicolau, que faz referencia como cunhado do Padre Jerónimo (era casado com a minha tia Lurdes) é irmão do meu Pai, e como tal meu tio.

Um abraço.
Mário J. Nicolau