sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Carnaval


A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, pela Igreja Católica, no século XI, da Semana Santa, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma.
A palavra Carnaval está, desse modo, relacionada com a ideia de afastamento dos prazeres da carne, pelo "adeus à carne" ou "carne vale", dando origem ao termo "Carnaval".
É possível que as raízes do Carnaval se encontrem num festival religioso primitivo, pagão, que homenageava o início do Ano Novo e o ressurgimento da natureza, na Grécia arcaica.
No período do Renascimento (séculos XV e XVI) as festas que aconteciam nos dias de Carnaval incorporaram os bailes de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos.
O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o Mundo.

Cálculo do Carnaval:
Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa, com excepção do Natal. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da Primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do Outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.


Da Wikipédia (adaptado)

Nenhum comentário: