segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

…por linhas tortas

Os leitores deste blogue sabem da minha deriva aquando das eleições para o cargo de Director Executivo do Agrupamento de Escolas de São Vicente da Beira. Deriva, porque desrespeitei os estatutos não escritos que me impusera para este blogue. Não sei de quem herdei este lado emocional. Só pode ser dos Jerónimos, pois os meus outros costados são muito racionais.
Declarei publicamente o meu apoio ao candidato Carlos Almeida, em concorrência como o professor Cavaco, o qual acabou por vencer as eleições e dirige actualmente este agrupamento de escolas.
Na altura, logo um gozão de Lisboa brincou com as cinzas destes meus entusiasmos.
Mais tarde, em Idanha-a-Nova, encontrei-me com o Presidente da Câmara, Joaquim Morão. Com ele tive mais sorte. Lamentou não ter a Câmara seguido o meu conselho. O Carlos Almeida acabou por ganhar a direcção da Escola João Roiz, em Castelo Branco. Em São Vicente, ele estaria mais longe e não teria tantas oportunidades de brilhar.
Sem querer, acabaram por dar força a um adversário político. Um tiro no pé. Bem feita!
O Carlos Almeida ligou-me, a agradecer o meu apoio, mas que o ia lixando, pois perdeu por poucos votos. Agora está a 500 metros de casa! Reiterou o seu agradecimento, mas pediu-me para não voltar a meter-me, pois podia dar-lhe azar! De mal agradecidos…
Com o João Benevides Prata, o Presidente da Junta, falei bem mais tarde. Que proximidades e distâncias, apoios e contrapartidas… Eu avisei-vos que não é dos Pratas que me vem esta costela emocional. Nunca farei uma carreira política!
Do lado do professor Cavaco, nada. Até este fim de semana. Ao abrir o jornal Reconquista de sexta-feira, 12 de Fevereiro, deparei-me com a seguinte notícia, em forma de publicidade paga:

«A Direcção do Agrupamento de Escolas de São Vicente da Beira e todo o seu pessoal docente e não docente agradecem, por este meio, ao vicentino José Teodoro Prata, o seu apoio ao candidato derrotado nas eleições para a direcção deste agrupamento. A sua tomada de posição, através do blogue “Dos Enxidros”, fez com que alguns eleitores tivessem mudado o sentido de voto, permitindo ao professor Cavaco alcançar a vitória. Neste momento, a comunidade escolar está mais unida e dinâmica do que nunca. O nosso BEM HAJA ao José Teodoro Prata, por este seu contributo, mesmo que involuntário, para o engrandecimento da nossa Escola!»
(Segue-se a assinatura do Director da Escola, em nome de toda a comunidade escolar)

Fiquei chocado, sem saber se agradecem ou gozam comigo. Reli o anúncio. Está na página 12 do jornal, no canto inferior direito. São uns brincalhões!
Mas parece que acabou tudo bem, mesmo óptimo, a acreditar no anúncio. Se Deus, que é Deus, às vezes escreve direito por linhas tortas…

2 comentários:

Morgaine disse...

Desta é que não estavas concerteza à espera! Esta sim, é uma bela partida de Carnaval! Tens que concordar que afinal o professor Cavaco até tem sentido de humor...

É caso para dizer "E esta, heim?"...

Beijinhos e fica bem,

Elsa Santos

Anônimo disse...

ZTP... ZTP (P de pachorra, já sabes, de outros entrudos na terra dos Zés). O que escrevemos diz muito sobre quem somos, os nossos métodos e os nossos fantasmas. Na forma de publicidade paga, muitos meses depois,diz muito mais. Fica o registo e uma certeza - temos de voltar rapidamente às aulas de cidadania.
José Miguel Teodoro