quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Gafanhotos 5

Tinha-me proposto o desafio de acompanhar a evolução de uma espécie de gafanhotos este ano muito abundantes em São Vicente da Beira. Concluí agora, pois eles já desapareceram totalmente.
Ao contrário do que pensava, não eram os juvenis dos gafanhotos grandes com asas, pois desses quase não há vestígios, em oposição há abundância da espécie da foto. Por outro lado, foram encontrados mortos, sobretudo na água, inúmeros gafanhotos desta espécie.
O seu ciclo de vida terá terminado em Agosto, depois da postura dos ovos, no solo.

5 comentários:

Margarida Gramunha disse...

Ainda bem que já desapareceram. é que eu tenhp um asco irracional de gafanhotos e no próximo fim-de-semana a familia barroso vai andar atarefada com as vindimas... ;P
a propósito não há actividades culturais para este fim-de-semana?

Anônimo disse...

Ainda bem que já desapareceram. é que eu tenho um asco irracional de gafanhotos e no próximo fim-de-semana a familia Barroso vai andar atarefada com as vindimas... ;P
a propósito não há actividades culturais para este fim-de-semana?

José Teodoro Prata disse...

Penso que não há nada.
No Ninho e no Sobral já anda tudo na vindima, mas em S. Vicente é bom vindimar mais tarde, embora este ano as uvas já estejam maduras.
O meu pai mandáva-nos esperar sempre pelas Festas, que, penso, seriam no próximo fim de semana.
José Teodoro

Margarida Gramunha disse...

sim, lembro-me perfeitamente de as festas serem em Setembro, pouco antes do inicio das aulas... Mudaram para Agosto por causa dos emigrantes ? Lembro-me que estavamos sempre em S. Vicente quando as festas eram em Setembro,talvez fosse por causa das vindimas ;). Creio que às festas em Agosto só fomos uma ou duas vezes.

David Caetano disse...

O insecto da fotografia é um grilo de sela :)
Abundam na Gardunha e são visíveis sobretudo à noite:
Passeio nocturno na Gardunha