quinta-feira, 11 de junho de 2015

10 de junho com sotaque



Ontem, dia 10 de Junho, fui almoçar com as manas mais velhas. Foi um daqueles almoços que nunca mais acabam em que se falou de tudo: Do futuro, do presente e também do passado.
Falando de coisas antigas, a mana mais velha perguntou-me se ainda  me lembrava de um teatro que tinha acontecido em S. Vicente, em que as filhas do Sr. Eduardo Cardoso tinham participado com uma canção. Eu não me lembrava mas quando ela começou a cantar a dita canção acudiu-me à memória toda aquela história:   As filhas do Senhor Eduardo estavam de férias em Portugal e tinham vindo passar uns dias a São Vicente. Na altura estava em cena mais um teatro dos muitos que se fizeram por cá. As meninas, então duas adolescentes, tinham preparado uma canção e no fim do espetáculo subiram ao palco e com o seu carregado sotaque brasileiro brindaram o público com esta preciosa pérola:

Quando Deus fez Portugal
Ajudou São Vicente a nascer
São Vicente é terra bonita
Que a gente gosta de ver

Quanta beleza tem nossa terra
Tudo o que é bom nela se encerra
Suas azenhas e seus olivais
Não esquecerei jamais.

Tenho pena de não poder pôr aqui a melodia que também é lindíssima mas prometo que quando vos encontrar, se quiserdes...

E. H.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não admira que as “mininas” gostassem tanto de ver as belezas S. Vicente. Acho que todos os que cá nascemos, quando partimos, sentimos uma emoção muito grande no regresso. Há uns anos, ainda vinha só de visita, quando chegava ao alto da Fábrica e avistava as primeiras casas ou as luzes da nossa terra sentia uma alegria e uma segurança tão grandes, quase como se estivesse a regressar ao colo da minha mãe.
Ah! Claro que queremos também ouvir a melodia…
M. L. Ferreira