terça-feira, 27 de outubro de 2015

És tu

…És tu, entra Amigo. Andei vasculhando meus arquivos, no meio da papelada encontrei este livro “Como Recuperar a Memória.”
- Deixa cá ver, é um livro interessante.
Podes ficar com ele, entregas-mo quando o tiveres lido. Escuta o que aqui está escrito:- à medida que a idade avança, as células vão morrendo, não se renovam, nosso cérebro vai perdendo capacidades cognitivas e a memória… a maneira de atenuarmos um pouco esse problema é exercita-la, treiná-la. “Quem não aparece esquece.”
Não é o meu caso Amigo, nunca te esqueci, se calhar andámos os dois distraídos.
- Desleixado não és; esforças-te muito. Não seria melhor aconselhar-me com um especialista! Não vale a pena, tranquiliza teu espírito, treina-o, leva uma vida regrada, lê, não te enerves nem te preocupes com minudências. Cérebro descansado é um cérebro trabalhado; vais ver eu regressar. O povo costuma dizer: “tem uma memória de elefante.”
É o que eu mais desejo, que minha memória volte, não quero que o Esquecimento a pouco- e -pouco ocupe seu lugar.
Farei tudo para que isso não aconteça. A idade não perdoa, o ambiente que te rodeia conta muito, se à tua volta gravitam pessoas que não te ajudam e não te compreendam, se te criticam e rebaixam, as dificuldades aumentam. Com tua força e teu querer suplantarás tudo.
Não desanimes, uma pessoa desanimada é meio caminho andado para a desgraça, por isso muito cuidado, se a Solidão te conquista, se te deixares enredar, para te libertares vais ser um problema. Ri, convive, canta, colabora; há sempre quem esteja pior. Não cobices…”a galinha do vizinho é melhor que a minha.” Pergunta-lhe e verás… “quem está no convento é que sabe o que vai lá dentro.” Trata da tua vida, trata de ti, resolve teus problemas. Se cada um de nós os resolver o mundo pode ser mais alegre, solidário e maravilhoso. Afinal para que queres saber a vida do teu semelhante? Preocupa-te com a tua e com os teus, ajuda quando fores solicitado, nunca metas o nariz onde não sejas chamado. Na causa pública tenta não dar nas vistas. “Nem sempre são os mais capazes a ocupar as cadeiras…” “Qui nescit dissimular, nescit regnare”- quem não souber dissimular, nunca há-de ser capaz de reinar.- O mundo é assim. Não te compreendem! O filho do Homem, foi o mais incompreendido de todos, o amor que nos tinha e tem é tanto que deu sua vida para nos salvar; -crentes ou não.-
- O caminho é difícil, quando chegares ao fim da estrada possas dizer: valeu a pena:-o frio o calor, as tristezas, as alegrias, as vitórias, as derrotas, as doenças, as curas, a perseverança, a tenacidade, a timidez, a sociabilidade, a paciência, a generosidade, a seriedade. O caminho faz-se andando; apesar das quedas, dos trambolhões, anda.
(…) Estão batendo à porta. És tu Memória! Sobe.
Encontrei este documento, não sei se te interessa. Claro, todos teus livros e documentos são bem - vindos amigo Pensamento. Escuta o que está escrito no pergaminho: “estás a querer ser mais papista que o papa.” Mais papista que o papa, são todos os que defendem as ideias, as acções e as causas de outras pessoas com mais convicção que elas próprias.
O papa é o chefe supremo da igreja católica, para os católicos romanos é o representante de Cristo na terra. Escuta estra frase: “se não comeres a papa, chamo o papão.” Esta palavra papa define outro sentido, é o alimento dos bebés.
- Quando alguém cai no conto do vigário, quem o enganou diz que comeu as papas na sua cabeça. Com falinhas mansas e manha engana a pessoa crédula. Não sejas papa-açorda, não defendas demais as ideias do teu semelhante, luta pelas tuas causas, sê tu. Ao defenderes as ideias do teu semelhante com mais convicção que ele, estás a querer ser mais papista que o papa. Dá a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Comida com muito sal não se pode comer, o contrário também não, fica sem gosto, insípida, desenxabida. Nunca devemos meter a colher onde não somos chamados, nem pisar nosso semelhante.
Seja papa, bispo, operário ou doutor: cada um exerça com fé, com convicção a sua profissão.
Saber, estudar, aprender, investigar é um direito que a todos assiste, mas nunca queiras ser mais papista que o papa, segue teu caminho sem pisares ninguém. Se vingares, parabéns, foi à custa do teu esforço, da tua persistência, abnegação e trabalho que conseguiste teu lugar ao sol.
- Interessante, meu amigo Pensamento, tentarei memorizar.

J.M.S

(Segunda parte do texto aqui publicado com o título de Inquietações)

Um comentário:

Anônimo disse...

Textos complexos, estes do JMS! Com tantas entradas e saídas que nem sempre entendo e por vezes não concordo. Mas no de hoje tenho que salientar a frase: “ A idade não perdoa, o ambiente que te rodeia conta muito, se à tua volta gravitam pessoas que não te ajudam e não te compreendam, se te criticam e rebaixam, as dificuldades aumentam”. Grande verdade!

M. L. Ferreira