terça-feira, 1 de agosto de 2017

Festas de Verão

Mais uma vez se vão realizar as tradicionais e centenárias festas em honra do Santíssimo Sacramento, Senhor Santo Cristo, e Senhora do Carmo; vulgo festas de verão, este ano de 4 a 8 de agosto.

Santíssimo Sacramento: Jesus, na última ceia tomando o pão e o vinho abençoou-os, voltando-se para os seus discípulos disse:- Tomai; comei este pão que é o meu corpo, bebei este vinho que é o meu sangue.
Os Vicentinos ao realizarem a festa em honra do Santíssimo recordam este episódio que antecedeu a crucificação.
Senhor Santo Cristo: Deus feito Homem que se sacrificou por nós, morrendo pregado numa Cruz. Senhor, a quem os Vicentinos recorrem nas horas menos boas da vida. Certa vez o povo aflito a braços com uma praga de gafanhotos suplicou-Lhe que os livrasse de tamanha calamidade, os gafanhotos, à medida que tocavam as paredes da igreja da Misericórdia caiam fulminados.
Senhora do Carmo: Com as cruzadas, muitos cristãos fixaram-se na Terra Santa, alguns foram viver como eremitas para o belo monte Carmelo, começaram a levar uma vida de pobreza, simples e contemplativa.
Sob a protecção da Virgem Maria, a quem atribuíram o título de Senhora do Carmo, construíram uma capela, aos poucos foram-se disseminando pelo mundo.
Passaram muitas dificuldades. Certo dia o monge, responsável pela Ordem, tem uma visão. Vê a Virgem Maria que lhe entrega o escapulário dizendo-lhe: Quem o usar terá a minha protecção.
Ao longo dos séculos, santos, santas, papas, reis, povo, têm-no usado.
É uma armadura protectora, o escapulário. Quem o usar está revestido com o manto de Nossa Senhora. - dizia Santa Teresa de Ávila.
Pode ser substituído por uma medalha.

Como não havia quem fizesse as Festas, um bom Vicentino a viver há muitas décadas em terras gaulesas, João Maria Rodrigues Craveiro (João passaraço), juntamente com um punhado de corajosos, arregaçaram as mangas…
Para que nunca mais se criem impasses como tem sucedido amiudadas vezes nestes últimos anos, está a ser criada uma Associação.
Esta Associação passará a realizar festas e eventos de interesse colectivo e comunitário na Vila, sempre em estreita colaboração com as autoridades civis e religiosas da freguesia.
Outro objectivo da novel Associação visa a preservação do património, seja material ou imaterial: contos, lendas, tradições, histórias… que o tempo vai apagando da nossa memória colectiva.
Deixamos o convite a todos os Vicentinos, para que adiram à Associação, tornando-se sócios, para que o Senhor Santo Cristo continue a ser um farol de fé e devoção…

Comissão de Festas:
João Maria Rodrigues Craveiro
João Filipe Tavares Goulão
Maria Joana Trindade dos Santos
Clara Maria Santos Matos Rodrigues
João Fernandes
José Manuel dos Santos
Luís Caio
Jaime Gama
Pedro Matias Duarte
Fátima Gama
Teresa Inácio
Luís Moreira Fernandes
Ricardo Oliveira
Raquel Inácio
José Moreira Fernandes
Daniel Alexandre dos Santos Fernandes
Maria Teresa Trindade dos Santos Fernandes

Porque a união, faz a força!                                                       


J.M.S

5 comentários:

Anônimo disse...

O inconformismo e a garra com que o João Craveiro se meteu nesta empreitada são uma prova do seu enorme amor a S. Vicente e às suas tradições. O João estando longe mostrou estar mais perto que todos nós. E não é só no campo dos afetos, que eu e outros aqui vimos despejar, de quando em vez. É no campo da ação. Por isso deixo aqui um público louvor para ele e a todos os que lhe disseram sim nesta iniciativa extenuante.
Obrigado pela vossa generosidade.
FB

José Teodoro Prata disse...

Faço minhas as palavras do Chico. Estão de parabéns e a todos devemos estar agradecidos.

Anônimo disse...

Ontem tentei publicar aqui, pelo telemóvel, um comentário sobre a iniciativa desta Comissão de Fstas 2017. Não consegui e, por isso, não pude deixar de recorrer aos meios habituais para dar, também, os parabéns aos elementos que integram esta lista de voluntários. Mais uma vez, não quiseram deixar morrer as nossa Festas de Verão.
Estes eventos reúnem muitas pessoas, não só por motivos religiosos, como também são importantes para cimentar e promover reeencontros de familiares e amigos, especialmente entre residentes e não residentes na Vila. Como já disseram os comentadores anteriores, tudo isto são questões de afetos. Louvo, por isso, a vossa disponibilidade e trabalho para levarem a bom termo essa tarefa.
Abraços.
ZB/AM

Anônimo disse...

... Se for possível, publiquem aqui o programa das Festas!
ZB/AM

Anônimo disse...

Realmente, grande equipa e enorme líder (em quantidade e qualidade)!
Creio que esta foi uma boa opção para acabar com a pergunta «Este ano vai haver Festas?» que já se tornava recorrente.
São também interessantes os propósitos de preservação do nosso património, mesmo que só o imaterial, para já. E não sei se ainda vamos a tempo, mas seria interessante uma aproximação maior às outras localidades da freguesia. Estamos todos tão distantes…
Gostei tanto de ver as colchas nas janelas daquelas casas do Cimo de Vila à passagem da procissão!

M. L. Ferreira