domingo, 3 de junho de 2018

Casal dos Clérigos


Os avós maternos da pequena Felícia moravam em São Vicente da Beira, mais propriamente no Casal dos Clérigos, onde a sua mãe nascera.
Alguém sabe dizer-me onde se situa o Casal dos Clérigos?
Curiosidade: a Felícia mudou de nome, para Maria, aquando do sacramento da confirmação, recebido na Covilhã.
Gralha: o cura João António Ribeiro enganou-se no mês do nascimento - o batismo foi a 6 de fevereiro de 1832 e ele escreveu que a Felícia nascera a 27 de fevereiro, em vez de escrever janeiro.

José Teodoro Prata

6 comentários:

M. L. Ferreira disse...

Pode ser que o Jaime Gama consiga um mapa mais alargado com os vários lugares e casais do território que é atualmente a freguesia de São vicente… Pelos visto havia muitos que entretanto foram desaparecendo.
E sobre o nome, era interessante conhecer a origem.

Jaime da Gama disse...

José, já várias vezes dei com esse Lugar "Casal dos Clérigos" questionei o meu pai que não me soube dizer nada sobre esse lugar, mas há um lugar de nome "Tapada dos Frades" que fica no limite da Freguesia São Vicente onde faz fronteira com o Louriçal e o Sobral do Campo, mais propriamente junto à "Tapada do João Gago". A "Tapada do João Gago" fica a Sul do "Cotovio".

Jaime da Gama disse...

Há sempre informações que encontramos e devemos divulgar, pois esta senhora, pois estou a falar no ano de 1870, casou em São Vicente da Beira com José Lopes Rondão moradores na rua da Lages e que tiveram um filho de Nome Manuel que casou com Ludovina da Conceição Varanda, o respectivo registo de baptismo deste filho Manuel refere mais uma vez Casal dos Clérigos, neto materno de António Ferreira Roque e de Joanna Jacinta natural do Casal dos Clérigos da Senhora da Orada desta Freguesia, esta informação esta no nº 49 dos registos Paroquiais do ano 1870 de São Vicente da Beira.

Jaime da Gama disse...

No registo de casamento nº 16 do ano 1863, dá-nos a informação desta criança que nasceu em 1832, contraiu matrimónio com Joze Rondão aos tinta dias do mês de dezembro de 1863, solteira de 31 anos natural desta Villa filha de António Ferreira Roque natural desta mesma villa e de Joanna Jacinta natural do Casal dos Clérigos, limite desta mesma Villa.

M. L. Ferreira disse...

Ficamos pelo menos a saber que o Casal dos Clérigos ficava para os lados da Senhora da Orada. Haveria, de facto, muita a gente a viver por lá, porque muitos registos paroquiais referem a Senhora da Orada como local de nascimento das crianças ou de residência de pais e avós. A prova-lo, estão também as inúmeras casas, algumas já só ruinas, que ainda se podem ver espalhadas pela Gardunha ou já mais cá para baixo, a caminho de São Vicente.
Mas neste caso, para ser um Casal deveria ter várias casas próximas umas das outras; ou não?

José Teodoro Prata disse...

Cerca de 1700, havia um ermitão, cura, que para ali fora a viver e morava numas casas próximo da capela: isto é, não vivia na propriedade da ermida, mas próximo.
Talvez a seguir a ele tenham lá vivido outros padres, de modo que a quinta tomou o nome de Casal dos Clérigos, tal havia o Casal da Senhora da Orada.
Não tenho a certeza, mas acho que o João Paulino sabe onde era, pois um dia falou-me nisso.