sábado, 2 de junho de 2018

Mais natureza

 Quem diria que a serra era tão pedregosa?!
Gardunha por cima do Caldeira.

E esta?
José Teodoro Prata

Um comentário:

medronheira disse...

A Serra é pedras. Por isso é que só os pinheiros se dão lá. O pinheiro
é uma árvore maravilhosa que se dá em qualquer terreno. Ótima para o clima, para fixar os terrenos e as águas da chuva que se infiltra nas fovas carpetes de caruma.
Os terrenos da Serra pobríssimos em nutrientes. As oliveiras bem adaptadas ao clima, mal o meus avós e o meu pai partiram começaram a sentir umas saudades imensas e a definhar e eu a dizer-lhes que se aguentassem que não as abandonaria e a limpa-las e a colhe-las e elas cada vez mais tristes e eu a estranhar, porquanto passava em zonas em que elas competiam alegremente com mato da altura delas e se mantinham frescas e alegres.
Olhando com atenção percebi que o fenómeno tinha a ver com os terrenos
As terras de xisto são muito melhores que aquele saibro poroso e faminto de mato, estrume e água e percebi então que o sofrimento não era da alma, mas do corpo. Não eram saudades era fome.
E eu para aqui sem as poder alimentar...
FB