terça-feira, 20 de agosto de 2019

As mentas

As infusões de menta são muito agradáveis, não só ao paladar como também ao olfato, pois espalham pela casa um aroma muito bom.
Conheço desde sempre a menta suaveolens, mas só hoje soube o seu nome. Cresce nas zonas húmidas e sombrias, por isso abunda nos ribeiros. Não usava esta variedade para infusões, mas no verão passado a minha irmã Isabel levou-a consigo para Lisboa, colhida junto ao Pelome, e eu tive curiosidade em experimentar. Foi um sucesso!
Este ano já não faço a cama das árvores com o grande núcleo de menta suaveolens que tenho no Ribeiro Dom Bento. Colho-a para mim, família e amigos.


Caraterísticas desta menta, segundo o sítio https://blog.folhas-sugestivas.pt/mentastro-mentha-suaveolens-21944:
Outros nomes: hortelã brava, mentrasto, montraste.
Propriedades medicinais: analgésico, antisséptico, digestivo, carminativo.
Como usar: infusão, óleo essencial, tintura mãe.
Outras propriedades: tradicionalmente usado nos colchões para afastar pulgas.
Partes usadas: folhas.
Época de colheita: antes da floração no final da Primavera (nota pessoal: eu colho-a durante a floração).
Habitat: vive em solos húmidos em zonas próximas a cursos de água. Convive com silvas e juncos.
Atenção: em doses altas é toxico e não pode ser tomada por mulheres grávidas.

Ver mais dados e fotos aqui: https://jb.utad.pt/especie/Mentha_suaveolens

José Teodoro Prata

Um comentário:

M. L. Ferreira disse...

Deve ser pelo efeito tóxico desta planta que uma vizinha minha, grande conhecedora destas coisas, a utilizava para fazer caldas para evitar as pragas da horta. Apanhava braçadas junto da ribeira e mergulhava-as em baldes de água;passados alguns dias coava o líquido e pulverizava a horta. Dizia que era infalível e não precisava de utilizar outro tipo de pesticida.
Nunca experimentei, por preguiça, mas parece-me uma boa ideia, até por ser mais amiga do ambiente.