sábado, 17 de agosto de 2019

Sonhos em cinzas

Eis-me de regresso aos Enxidros, depois de uma ausência mais longa do que o planeado.
Tive ecos do fogo em volta da barragem do Pisco, mas não conhecia a dimensão da tragédia. Ontem soube pelo jornal Reconquista e hoje fui ver. A realidade é bastante mais trágica do que o pouco que se avista da estrada.
A família inglesa viu destruído o fruto do seu trabalho durante os cinco anos que durou o sonho de fazer da Fonte da Pipa o seu lar. O fogo entrou-lhe pela quinta e levou tudo: árvores, estufas, equipamentos agrícolas, tubagens de rega e uma carrinha. Fornecera água à empresa florestal que chegou em socorro, mas esta levou-a para as chamas nos eucaliptos...


Outro sonho desfeito foi o do Lugar do Ainda, na quinta do padre Sarafana. A zona habitacional ficou a salvo, mas ardeu parte do pinhal e desapareceu a paisagem que atraía os turistas, já receosos depois da catástrofe de Pedrógão. Não lhes chegava, e também a nós, nunca se ter concretizado, de facto, a rota pedestre circular em torno da barragem do Pisco, ligando o Lugar do Ainda à Praça de São Vicente...
E o sonho do dr.º Lino, não menos importante por já não estar connosco. Tantas vezes o vi com o jipe carregado de grandes vasilhas cheias de água com que regava os sobreiros que ia plantando, no Valouro. Muitos perderam-se com o fogo, que foi atalhado no meio deles. Felizmente são de uma espécie que rebentará daqui a meses. Os sobreiros são perenes, tal como o exemplo que o dr.º Lino nos deixou.

José Teodoro Prata
Imagem da notícia do jornal Reconquista, de 08.08.2019

Um comentário:

M. L. Ferreira disse...

Apesar dos estudos, relatórios e debates que se têm feito a propósito dos incêndios, não há maneira de se acabar com esta tragédia que todos os anos nos deixa a todos um pouco mais pobres.
No caso deste, nem foi a falta de prontidão nem de meios no combate: mal se deu conta do fogo apareceram logo aviões, helicópteros e carros de bombeiros; água nas proximidades também não faltava. Quase não dá para entender os prejuízos que causou e, sobretudo, como reduziu a cinzas o sonho de pessoas que escolheram a nossa terra para viver.