segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Ainda há milheirais


Este milheiral situa-se na margem da Ribeira da Senhora da Orada, um pouco abaixo do lagar da Natividade Lino. É talvez o único grande milheiral da nossa terra., infelizmente.

José Teodoro Prata

3 comentários:

Margarida Gramunha disse...

Aqui em Aveiro há muito mas sobretudo de milho transgénico, infelizmente...

José Teodoro Prata disse...

Subi o vale da ribeira pelo caminho calcetado da margem esquerda e fiquei surpreendido com o grau de abandono de muitas terras, pois são sobretudo as parcelas junto à Vila que estão aproveitadas.
Em volta de Castelo Branco houve um regresso à terra e pensei que São Vicente tivesse acompanhado, mesmo que só um bocadinho, esse movimento de empreendedorismo rural (o Balcaria é a boa exceção).
Depois, na estrada alcatroada de regresso ao Casal da Fraga, é a desolação total com tanto eucalipto.

M. L. Ferreira disse...

Podíamos dizer que não temos terrenos suficientemente vastos para a produção de cereais, principalmente milho e trigo, mas os lameiros e várzeas não encolheram, e a verdade é que não vão muito longe os tempos em que quase toda a gente semeava um bocadinho de pão. A prova disso são os muitos moinhos e azenhas que existiam ao longo da ribeira, principalmente em São Vicente e na Partida. Também sabemos que não é só cá que isto acontece, mas, enquanto noutras localidades, mesmo próximas de São Vicente, adaptaram as culturas aos novos tempos (plantação de vinha, olival, pomares, etc.), nós, salvo algumas exceções, não conseguimos ainda fazer essa passagem, por isso muitos campos estão abandonados.