segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Baságueda

 O blogue Baságueda está de luto. Faleceu o xendro Vítor Toscano, que com o irmão Anselmo Cunha mantinham uma das melhores pérolas da nossa cultura regional.

Em 2018, publicaram algumas das crónicas em livro, intitulado precisamente Baságueda. Na altura, o apresentador Afonso Camões considerou a obra de arqueologia fonética.

De certa forma, este nosso blogue Dos Enxidros é um filho do Baságueda, pois nos inspirou a fazer algo parecido, embora necessariamente diferente, na nossa freguesia.

Vítor Toscano era formado em Histórico-Filosóficas e lecionou no Liceu/Escola Secundária Nuno Álvares, em Castelo Branco. Era também um  bom latinista, daí a facilidade com que manuseava o linguarejar dos xendros, os habitantes da sua terra natal, Aldeia do Bispo, Penamacor.

Consultar o seu blogue aqui: https://basagueda.blogspot.com/

Vitor Toscano (à esquerda) com o seu irmão, em 2018, aquando da apresentação do livro de crónicas publicadas no blogue Baságueda.

Honra ao xendro Vítor Toscano!

José Teodoro Prata

2 comentários:

José Barroso disse...

Lembro-me muito bem de ter lido no Baságueda alguns textos deste bloger. O curso de Histórico-Filosóficas em que era versado, está autonomizado em dois: História e Filosofia (pelo menos em Coimbra). Mas é patente nos seus escritos, justamente, a sua formação clássica, histórica e filosófica.
Esta abrangência permitia-lhe falar da cultura da região, sobretudo estudar o linguajar das gentes da sua terra. Nós também temos o nosso léxico e em muitos casos temos procurado esclarecer um pouco certos termos. O assunto, porém, requer uma maior dedicação.
Todavia, este homem era um artista no manejo da língua, sobretudo da que era usada pelas pessoas da sua região; e isso valeu-lhe a admiração de todos quantos o foram lendo durante estes anos.
Paz à sua alma.
JB

M. L. Ferreira disse...

Sentimos que o mundo fica um pouco mais pobre quando alguém morre. Quando é alguém que, com a sua arte, fez alguma diferença nas nossas vidas, sentimos ainda mais.
Deliciosas, as histórias dele e do irmão!