domingo, 28 de novembro de 2021

Mais sobre os alhos-porros

 


É assim que se aterram os alhos-porros, para obter caules compridos e brancos. Estes foram plantados em fins de setembro e já tinham um talo de mão-travessa, que eu agora tapei. Quando tiverem outro tanto fora da terra, tapo de novo.

José Teodoro Prata

Um comentário:

M. L. Ferreira disse...

Há dois ou três anos também tentei cultivar alhos-porros, mas foi uma frustração: talos pequenos, mirrados, duros e começaram a grelar todos ao mesmo tempo. Não fiquei avezada (no nosso falar parece que não é exatamente o mesmo que habituada...). Para a próxima vou utilizar estas dicas. Quando é que é tempo de os plantar?
Tenho tido sorte com os rabanetes e beterrabas. Em pouco mais de um metro quadrado de terra, com pouco trabalho, consigo ter quantidade suficiente para saladas e batidos durante o ano inteiro. À medida que vou arrancando vou plantado outros no mesmo lugar e desenvolvem-se rapidamente.
Também aproveitei uns pés de tomateiro que nasceram espontaneamente no meu quintal e plantei-os num vaso que protegi do frio que já começa a fazer durante a noite. Um já floriu e estou cheia de esperança que tenha tomates em janeiro ou fevereiro. Dá muito gozo ir à horta buscar qualquer coisa para o prato ou para a panela, embora no inverno seja tudo mais lento.