domingo, 28 de maio de 2023

Romaria da Senhora da Orada

Hoje é dia da romaria da Senhora da Orada e eu vou faltar. Sinto-me como o Miguel Torga, que, num trecho que li ontem, dos seus diários, escreveu sentir-se cheio de remorsos por ter ido a São Martinho de Anta a meio de dezembro e não ter ficado para passar o Natal. E nem os seus oitenta anos lhe serviam de consolo, preocupado com a solidão que os seus mortos iriam sentir sem o conforto da lareia acesa, na noite da consoada.

O dia está chuvoso. Recordo como se fosse hoje certas romarias em que a chuva não despegava por aqueles dias e tínhamos de ficar em casa. Vislumbro com total nitidez um dia de muita chuva em que desci as escadas da casa da Tapada e fiquei parado à porta a olhar a chuva miudinha, com pena de perder a festa.

A minha romaria é a das cabeçadas no cruzeiro, para ouvir os sinos de Roma; são as giestas vergadas de flores amarelas, pelo caminho e nas encostas da capela; os sons da aparelhagem e da banda; as barracas que vendiam medalhas de açúcar com a imagem da Senhora; aquele muro tão alto onde me sentava a medo, com um leirão de milho lá ao fundo, a que o Insa (?) cortava uma faixa, para passar a procissão; o pontão de madeira entre o recinto e a fonte, a vergar com o peso de tanta gente a querer saciar-se com a água milagrosa; a amoreira frente à capela, que na festa nos dava sombra e nos pintava a roupa domingueira nos passeios de Verão; o tio João da Cruz, mais o Insa e o sr. António Remoaldo, os festeiros das Quintas,  atarefados de um lado para o outro (por isso não gostei daquela pedra de lagar colocada há anos com os nomes de uma só comissão de festas, que fez obras de vulto, mas cuja simples existência menospreza, mesmo sem querer, a obra de tantos festeiros do passado, eles também com obra relevante).

Relembro uma conversa que tive com o ti Joaquim Teodoro, já perto dos seus 100 anos, ele que foi o último ermitão que ali viveu como rendeiro da Casa Cunha. Falou-se da história da capela e dos milagres da Senhora que deram nomeada à ermida. E outros ermitões que depois fui encontrando nas minhas pesquisas históricas. Alguns deles achados ocasionalmente, pois alguém lhes deixara à porta um recém-nascido, para eles criarem ou levarem à Câmara, que os entregava à rodeira. Aquele ermo era de facto o lugar ideal para abandonar uma criança, embora sempre me tenha intrigado como fariam para iludir os cães da casa, que os haveria necessariamente.

Mas nos anos da minha infância, a romaria era um dia triste para todos, porque tínhamos pais, maridos e irmãos emigrados em França ou na guerra do Ultramar. Os sermões acabavam invariavelmente a remexer-nos essa chaga, como se ela não doesse já o suficiente. Mais tarde, já eu adolescente, o meu primo Tó Inês foi ferido na Guiné, precisamente no dia e hora da festa da Senhora da Orada, num ataque em que ele foi o único sobrevivente do veículo em que seguia. Esteve meses no hospital e só voltou à terra na sexta-feira santa do ano seguinte. Era (faleceu há poucos meses) um rapaz simples, muito amigo e religioso, como o pai dele, o ti Zé Lopo, dizia a minha mãe. Ele atribuía a sua sobrevivência à proteção da Senhora da Orada.

Nesses anos eu não ia à romaria, pois estava no seminário. Só vim uma vez, porque o Pe. Jerónimo nos deu boleia. Penso que além de mim vieram o Chico Barroso e o Zé Augusto. E ainda coube pelo menos um amigo nosso, que se embebedou e nós à rasca cerca das 17 horas, na Praça, ponto de partida combinado com o motorista. Valeram-nos a Teresinha e a Mila Matias, bondosas como a mãe, que o levaram a casa e lhe fizeram um café bem forte. Metemo-lo no carro quase em coma e felizmente dormiu toda a viagem.

Não vos demoro mais, que já estais atrasados. Quanto a nós, vemo-nos por lá qualquer dia!

José Teodoro Prata

3 comentários:

M. L. Ferreira disse...

Também não fui ontem à Senhora da Orada, mas passei parte da tarde na Biblioteca a folhear o último livro publicado pelo GEGA. Demorei-me principalmente nas fotografias de dias da romaria em anos já antigos. Tanta gente com fé na ajuda da Senhora! Cada rosto a contar uma história, quase sempre de muitas dificuldades.
E é também quase irreconhecível a paisagem à volta da capela, daqueles anos para agora. Diz-nos do que era o aproveitamento de cada pedaço de terra há algumas décadas, mas também do muito trabalho que tem sido feito para melhorar as condições de fruição daquele espaço, não só no dia da romaria, mas ao longo do ano inteiro. E concordo que, a haver nomes de voluntários, se devia ir mais longe.
Nunca tinha ouvido que dar cabeçadas no cruzeiro nos fazia ouvir os sinos de Roma… Será um mito com algum fundamento ou, na altura, a malandrice de algum esperto a gozar com a inocência duma criança?

Anônimo disse...

Ora aí está uma maneira agradável de fazer um périplo pelas vivências de outras festas da Senhora da Orada.
Para mim, já nada é como dantes. Como, creio, para a maioria das pessoas. Ou andaremos nós a arranjar desculpas, por comodidade?
Há três anos seguidos que estou na terra e não vou à festa! Convencido que o tempo não voltava para trás (como pedia o Antonio Mourão), nem guarda-chuva, nem sapatos capazes trouxe. Só se fosse de botas de borracha! O ano passado, soube agora há dias, a missa foi cá em baixo por causa da chuva. E há dois anos deram uma volta pela Vila com a imagem da Senhora da Orada numa carrinha, devido à pandemia. Mas a chuva já estragou a festa muitas vezes; não podemos estranhar! Em maio o tempo pode sempre falhar. E a Senhora da Orada tem a sua maneira de ser. Nem sempre quer barulho à porta. É por isso que eu vou passando por lá em sossego, ouço o ribeiro a correr, os pássaros a cantar, bebo uma pinga de água na fonte e volto. Talvez o silêncio nos aproxime um pouco mais do divino.
Abraços, hã.
J. Barroso

Anônimo disse...

Tentei enviar um comentário por telemóvel. Quando tinha o texto quase pronto (e era grande), "consegui" apagá-lo. Aconteceu por duas vezes. Estou irritado!