sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Os Símbolos Heráldicos





PROPOSTA: Junta de Freguesia de S. Vicente da Beira
CONCEPÇÃ0: Diácria Editora
ACEITAÇÃO: Junta de Freguesia (21/02/2002)
LEGALIZAÇÃO: Comissão de Heráldica da Associação dos Arquitectos Portugueses
APROVAÇÃO: Assembleia de Freguesia (24/04/2004)
PUBLICAÇÃO: Diário da República de 28 de Maio de 2004
REGISTO: Direcção-Geral das Autarquias Locais (22/06/2004)
SIMBOLOGIA:
Os símbolos heráldicos de S. Vicente da Beira têm por base o selo da Câmara Municipal de S. Vicente da Beira (1195-1895), reproduzido no monumento comemorativo dos 800 anos de S. Vicente da Beira, erigido em 1973, no Largo Francisco Caldeira.
- O castelo representa a ligação umbilical de S. Vicente da Beira ao Castelo Velho, situado próximo do cume da Gardunha.
- A estrela e o crescente recordam a lendária batalha da Oles, em que os cristãos (estrela) desta região ajudaram D. Afonso Henriques a vencer os muçulmanos (crescente).
- O cavalo e cavaleiro simbolizam a cavalaria-vilã medieval formada pela elite social deste concelho e também o primeiro conde de S. Vicente (1666), D. João Nunes da Cunha, vice-rei da Índia.
- A barca com corvos liga-se ao nome desta terra atribuído por D. Afonso Henriques, na altura da trasladação, por mar, dos restos mortais do Mártir São Vicente, sempre acompanhados por corvos marinhos, de Sagres para Lisboa.
NOTA: Aquando da sua apresentação pública, em Outubro de 2004, a Junta de Freguesia publicou o livro «Os Símbolos Heráldicos de São Vicente da Beira», da autoria de José Teodoro Prata.





Nenhum comentário: