quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Os Enxidros

Em 1778, no âmbito do inventário dos bens concelhios, ordenado pelo poder central, foi feita a demarcação e confrontação dos Enxidros:

«Aos três dias do mês de Dezembro de mil setecentos e sessenta e oito, em esta vila de São Vicente da Beira, no sítio dos Enxidros, extramuros* da mesma, aonde eu vim e bem assim o Doutor Casimiro Barreto Ferrás de Vasconcellos, juiz de fora* da dita vila e deste tombo*, e bem assim o Licenciado Claudio Antonio Simoins, procurador* do mesmo tombo, e os louvados*, pelo dito ministro foi mandado aos mesmos que, debaixo do juramento que recebido tinham, sem ódio nem afeição de parte a parte, demarcassem e confrontassem esta ervagem* dos Enxidros, o que sendo por eles observado, acharam que principia a demarcação dos mesmos Enxidros no cimo dos Aldeões, partindo com o Vale de Cabra, em um canchal, partindo com Aldeões do Capitão-Mor* desta dita vila, Manoel Caetano de Morais Sarmento, e daí vem direito à estrada, que vem do lugar do Louriçal para esta dita vila, aonde se fez uma cruz em um penedo que se acha junto à estrada, da parte de baixo, entre o souto do dito Capitão-Mor Manoel Caetano de Morais Sarmentoe do Doutor Claudio Antonio Simois, procurador deste tombo, e daí vem toda a dita estrada de carro adiante até chegar aonde chamam o Chafariz de El-Rei e daí parte todo o cabeço acima, direito aonde chamam a Laje do Paço, e daí vai pelo Cabeço do Martinho, aonde se fez uma cruz em uns penedos redondos, que estão no souto* de Martinho da Costa, e daí vai direito ao cimo da barroca* do Reverendo Antonio Theodozio da vila de Alpedrinha, até chegar à terra do Capitão-Mor, donde se fez uma cruz em um canchal*, e do dito canchal vem pela barroca do Carvalhal Redondo direito à estrada que vem para o Vale de Pêro Lourenço até chegar ao Ribeiro de Dom Bento e daí vai o ribeiro abaixo até chegar à ribeira desta vila e daí para a ribeira da banda de além, pela barroca da capela que administra o Reverendo Padre Estevam e daí vai a mesma ladeira aonde vai uma parede entre o casal do Sargento-Mor* e de Vallentim Peres e daí vão correndo a mesma meia ladeira por cima do muro de Joam Antunes, direito à Barroca do Mau e da dita barroca vai a meia ladeira pela barroca adiante direito à barroca de Manoel Caetano, ao cimo dos castanheiros aonde chamam o Areal, e daí vai na mesma direitura a subir a barroca de Rita Caetana, aonde está uma barroca com uma fonte, e daí vai na mesma direitura a lomba adiante e finda ao chão* da capela que administra o Reverendo Padre Antonio Lopes de Carvalho.
E por esta maneira houve ele dito ministro esta medição por finda e acabada e de tudo mandou ele, dito ministro, fazer este termo, que assinou e louvados Costa Feyo e Manoel Leitam da Costa e procurador do concelho* Manoel Vas Rapozo e testemunha que presente estava, Francisco Duarte o mosso, e o procurador deste tombo e eu Joam Barata de Gouvea, escrivão que o escrevi. Ferrás de Vasconcellos. Claudio Antonio Simoins. Joam da Costa Feyo. Manoel Leitam da Costa. Francisco Duarte
(Arquivo Distrital de Castelo Branco, Câmara Municipal de S. Vicente da Beira, Tombo dos Bens do Concelho, Livro 1767-1785, Maço 11)



Glossário:
Barroca - Pequena depressão; sulco no terreno, feito pelas enxurradas.
Canchal - Rocha, pedregulho.
Capitão-Mor - Autoridade militar que chefiava as capitanias de ordenanças do concelho. As capitanias eram as circunscrições militares locais, encarregadas do treino militar de todos os homens dos 18 aos 60 anos, os ordenanças, e do recrutamento dos soldados para o exército do Reino. Em 1778, Manoel Caetano de Morais Sarmento já deixara o cargo, apesar de continuar a ser chamado por este titulo. O novo capitão-mor era então Francisco Caldeira Leitaõ de Britto Monis, avô do 1.º visconde da Borralha.
Chão - Propriedade agrícola de policultura intensiva, sobretudo para hortaliças e leguminosas. Normalmente, era terra de regadia.
Ervagem - Pastagem. Espaço baldio, onde crescem ervas espontâneas.
Extramuros - A vila de S. Vicente da Beira não tinha muralhas. Neste caso, a expressão designa um local fora da malha urbana.
Juiz de fora - Autoridade máxima do concelho, em representação do rei. Presidia à Câmara Municipal.
Louvados - Testemunhas
Procurador - É o representante de uma das partes. Neste caso, Claudio Antonio Simois representava os interesses do rei de Portugal.
Procurador do concelho - Manoel Vas Rapozo representava os interesses da população do concelho.
Sargento-Mor – Autoridade militar abaixo do capitão-mor que chefiava as capitanias de ordenanças do concelho. Em 1778, o sargento-mor era Joze Duarte Ribeiro do Casal da Serra, mas com propriedades na Vila, assim como em Tinalhas e no Freixial do Campo, de onde seria natural.
Souto - Mata de castanheiros.
Tombo - Inventário dos bens.

Nenhum comentário: